O Zika Vírus foi registrado pela primeira vez em Uganda, em 1947, quando um macaco usado em pesquisas sobre a febre amarela contraiu o vírus na floresta de Zika. Um ano depois, foi identificado em mosquitos Aedes ̶ os mesmos que também transmitem a dengue, já tão conhecida pelos brasileiros.
O vírus, porém, espalhou-se rapidamente pelo mundo em 2015, como já falamos aqui no blog. De acordo com um recente boletim divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Laos foi o último país onde o Zika foi identificado. O relatório apontou, ainda, que, na Itália, na França e nos Estados Unidos, ele pode ter sido transmitido por meio de relações sexuais. Entre as Américas, 31 territórios já apresentam casos da doença.
O medo de uma epidemia mundial de doenças que podem ter ligação com o Zika, como a microcefalia em recém-nascidos ̶ principalmente no Brasil ̶ e a síndrome da Guillain-Barré motivou os usuários de internet a se informarem pelo Google. Analisando o mapa fornecido pelo Google Trends, percebemos que, em outubro de 2015, a América Central e alguns países da América do Sul, como a Colômbia, respondiam pela maior parte das buscas pelo tema no mundo. Já em novembro, o Brasil também aparece no ranking, seguido posteriormente por México e Estados Unidos em dezembro do mesmo ano.
De acordo com o mesmo relatório, que mensura o período de 28 de janeiro a 08 de março, as perguntas mais frequentes sobre o tema são “O que é o Zika Vírus?”, “Onde está o Zika Vírus” e “Como o Zika Vírus se espalha”. Os cinco países que mais têm buscado são Venezuela, Honduras, Brasil, Uruguai e República Dominicana.
Já no Brasil, as cinco perguntas mais frequentes são: “O que é o Zika vírus?”, “Quais são os sintomas do Zika?”, “O que obstetras têm que saber sobre o Zika e a gravidez?”, “Como se prevenir do Zika vírus” e “Como saber se você tem Zika?”. O Brasil aparece também no ranking mundial das cidades que mais buscaram sobre o tema: dentre elas, está Mossoró (RN) aparece como a 4ª no ranking. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte registrou, entre os dias 03 de janeiro e 27 de fevereiro, 1.012 casos da doença.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog