Nas últimas semanas, como você viu aqui, a greve dos professores ganhou destaque na mídia brasileira e internacional por conta da repressão policial e de suas repercussões. Também na imprensa internacional, ganharam destaque as riots (manifestações) que estão acontecendo nos Estados Unidos. Mais conhecidas como The Baltimore Riots (As Revoltas de Baltimore), pedem por menos violência policial e fazem tributo aos jovens negros que foram mortos injustamente pela polícia.
O Barômetro Innovare, então, resolveu ver como as pessoas se posicionaram sobre estes temas na internet. Monitoramos ambos (a violência policial nos Brasil e nos Estados Unidos), entre os dias 11 e 14/05, separadamente, para mensurar seus resultados de forma comparativa, dentro de postagens feitas no Twitter e no Facebook.
Percebemos as diferenças e semelhanças com que as manifestações foram recebidas nos dois países, e que caráter foram tomando ao longo de debates entre a população e embates com governos e policiais. No Brasil, por exemplo, os homens demonstraram mais apoio às manifestações do que as mulheres, resultado contrário ao dos Estados Unidos. Nos dois países, os homens no geral se manifestaram mais, sendo que nos Estados Unidos a imprensa pouco falou sobre o assunto. Já no Brasil, as postagens vindas da mídia somam 42,3%, ultrapassando inclusive postagens vindas de mulheres (14,3%).
Quanto ao teor dos assuntos mais comentados, percebemos uma disparidade de opiniões maior nos Estados Unidos. Lá, enquanto a maior parte afirma que a população negra sempre foi oprimida historicamente, há também os que afirmam serem contra as manifestações, por julgarem que quem foi ferido pelos policiais mereceu. Percebemos, também, um alto teor racial, motivador tanto de postagens quanto das próprias manifestações. Já no Brasil, apesar do tema ter estourado pelo protesto dos professores em Curitiba (PR), as pautas divergem bastante entre si: enquanto a maior parte das postagens relata abuso de violência em civis por parte dos policiais, também discute o desarmamento e a desmilitarização da Polícia Militar. Já os que são a favor da polícia, apoiam as ações da corporação, e também afirmam que a PM defende os cidadãos civilizados e pune os que merecem.
E você, o que pensa sobre o tema?
Confira mais dados abaixo:
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog