Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BARÔMETRO INNOVARE: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL

16-09-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

A guerra na Síria, reflexo da Primavera Árabe (2011), tem tido como uma das principais consequências o refúgio de seus cidadãos ao redor do mundo. Um dos principais destinos dos Sírios tem sido o Brasil, que já é o principal destino de refúgio em continente americano. Segundo o CONARE (Comitê Nacional para Refugiados), já foram concedidos vistos a 2.077 refugiados sírios em nosso país.

A presidenta Dilma Rousseff, por exemplo, se mostrou bastante favorável ao acolhimento dos cidadãos que estão fugindo da guerra síria: declarou que o país está “de braços abertos para acolher refugiados”. Essa declaração, junto aos desdobramentos da guerra síria, causou comoção nacional e, como consequência disso, fez com que o tema fosse falado nas redes sociais por quem se sentiu tocado pelo assunto. Entre os dias 09 e 14/09, o Barômetro Innovare monitorou como anda a opinião pública no Twitter sobre o tema.

A grande maioria (76,7%) das postagens avaliadas se mostrou favorável aos refugiados no Brasil, enquanto as menções contra o tema (11,6%) ou com conteúdo neutro (11,7%) praticamente empataram em número de publicações.

Dentre as postagens a favor, destacaram-se as informações sobre como ajudar os refugiados no Brasil, indicando locais de doações e até de inscrições para trabalho voluntário. O padre Sírio que mora em Belo Horizonte, George Massis, também foi muito citado nas publicações a favor do tema e vem ganhando destaque pelo seu trabalho voluntário em prol dos sírios na capital mineira.

Dentre os que se posicionaram contra, citaram a importância que o governo e os civis brasileiros estão dando para o drama dos sírios, alegando não ser a mesma atenção direcionada aos problemas nacionais: as questões dos índios e da fome no país, por exemplo. Afirmam, ainda, que o Brasil não é acolhedor com os refugiados que aqui chegam, comparando-o com a Alemanha nesse aspecto.

Em algumas postagens analisadas, também percebemos a presença do tom de humor: as drag queens do reality show RuPaul’s Drag Race, que estão vindo com frequência ao Brasil, foram comparadas aos refugiados sírios por algumas pessoas.

Sentimentos das Postagens

Assuntos mais comentados

Os homens (43,3%) foram os que mais comentaram sobre o tema, seguidos das mulheres (40,3%), dos veículos de imprensa (13,2%) e das empresas (3,2%). As mulheres, no entanto, foram as mais favoráveis ao tema: 81,4% das suas postagens foram positivas.

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por público

Dentre os estados brasileiros, sete deles se mostraram totalmente favoráveis (100% das postagens positivas) ao assunto: Goiás, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Amapá, Roraima e Piauí. Já o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte representaram, simultaneamente, os estados menos favoráveis ao tema: 27,3% e 22,2% de menções negativas, respectivamente.

Públicações por estado brasileiro

E você, o que acha sobre a entrada de refugiados no Brasil?

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

 

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog