Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

BARÔMETRO INNOVARE: APOSENTADORIA NO BRASIL

01-10-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

O governo federal e o congresso fizeram, esse ano, diversas alterações nas regras da aposentadoria. Após o veto de Dilma Rousseff à proposta de reajuste do salário mínimo para os aposentados do INSS, a aposentadoria compulsória para o servidor aos 75 anos foi aprovada pelo Senado no dia 29/09.

Com isso, muitos aposentados e contribuintes ficaram inseguros sobre o impacto dessas recentes decisões em seus direitos e, consequentemente, no esperado descanso da aposentadoria. Por isso, o tema apareceu em nosso radar, e o Barômetro Innovare monitorou o que está sendo falado no Twitter nos últimos dias (entre 22 e 29/09).

Consideramos como positivas (39,40%) as opiniões a favor das notícias envolvendo a aposentadoria, e negativas (28,3%) as desfavoráveis a estes temas. Alguns tópicos geraram muitas publicações com opiniões divergentes, como a proposta de aposentadoria especial para missionários – que foi entendida por alguns como uma afronta ao estado laico – e a aprovação da aposentadoria compulsória aos 75 anos.

Já tópicos como a aposentadoria dos políticos e militares apresentaram mais opiniões contra, enquanto opiniões mais favoráveis predominaram em publicações que citaram a ansiedade pela aposentadoria e até elogios ao valor que ganham como aposentados.

Sentimentos das postagens

Assuntos mais comentados

As mulheres (25,5%) se mostraram mais favoráveis ao tema – com 53,4% das postagens avaliadas como positivas – do que os homens (54,5%), que tiveram 34,7% de suas postagens avaliadas como positivas e 33,6% avaliadas como negativas.

Sentimento por público

Públicos que falaram sobre o tema

Entre os estados brasileiros, os que mais se mostraram favoráveis ao tema foram Roraima (100%), Espírito Santo (80%), Tocantins e Mato Grosso (ambos com 66,7%). Os que se mostraram mais negativos foram Acre (100%), Mato Grosso do Sul (80%) e Ceará (57,1%).

Publicações por estado brasileiro

E você, o que acha sobre as novas medidas para a aposentadoria no Brasil?

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog