Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

AS ASPIRAÇÕES DA GERAÇÃO Y

16-11-2015
Postado por admin em Innovare

Uma pesquisa feita pela PUC-RS traçou características interessantes da Geração Y, caracterizada pelos jovens de 18 a 34 anos. O trabalho foi realizado com 1.500 jovens pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência FAMECOS/PUC-RS e se chama “Projeto 18/34: Ideias e Aspirações do Jovem Brasileiro sobre Conceitos de Família”.

Conforme o estudo, entre os jovens de 24 e 35 anos solteiros, 8,6% dos homens se disseram bissexuais, 25,2% se disseram homossexuais e 66,3% se definiram como heterossexuais.

Já entre as mulheres, identificaram-se como bissexuais 14,8%, como homossexuais 7,6% e 77,6% como heterossexuais. Na média entre os dois gêneros, são heterossexuais 72,7%, enquanto 11,8% são bissexuais, e 16,1%, homossexuais.

De acordo com os dados, os jovens do Sul gostam mais de games, enquanto os do Centro-Oeste, de festas, e os do Norte e Nordeste consomem mais televisão.

A pesquisa aponta ainda que há mais jovens ateus do que evangélicos, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do país. Aqueles que se identificaram como católicos somam 34,3%, foram 19,3% os que se declararam como ateus, e 14,9%, como evangélicos.

O Espiritismo tem a preferência da crença de 9,4% dos entrevistados, enquanto Ateísmo, Agnosticismo e fé sem religião somaram 32,14% (quase 1/3 dos representantes). No Nordeste há mais católicos, no Norte, mais evangélicos e, no Sul e no Sudeste, mais ateus, diz a pesquisa.

Como atributos fundamentais para uma família, amor, respeito e diálogo prevalecem em todas as orientações. Contudo, bissexuais e homossexuais valorizam mais aceitação e liberdade do que heterossexuais, diz o estudo.

Entre os jovens já casados, a rejeição ao casamento homoafetivo aparece em maior grau. Entre os motivos de rejeição ao casamento homoafetivo, as respostas/justificativas mais citadas foram: por não ser o ideal para a sociedade (56,2%), por questões religiosas (53,9%), por tradição familiar (42%), leis reprodutivas (38,9%) e por dificuldade de aceitação (22,3%).

Conhecer várias culturas viajando pelo mundo é o sonho de vida de mais de 70% dos jovens que almejam pequenos luxos e saem pouco da rotina de estudo e trabalho.

Internet, computador e celular aparecem como itens mais importantes do dia a dia, acima de televisão, máquina de lavar ou mesmo carro ou freezer para os entrevistados. Os valores pessoais, segundo a maioria dos entrevistados, vêm igualmente de casa e da vivência com outras pessoas, porém os pais ainda exercem influência nas decisões cotidianas.

E quer saber como a Geração Y se comporta no mercado de trabalho? Clique aqui e acesse nosso infográfico exclusivo sobre como esta faixa etária está vivendo dentro do meio profissional.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog