Uma pesquisa feita pela PUC-RS traçou características interessantes da Geração Y, caracterizada pelos jovens de 18 a 34 anos. O trabalho foi realizado com 1.500 jovens pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência FAMECOS/PUC-RS e se chama “Projeto 18/34: Ideias e Aspirações do Jovem Brasileiro sobre Conceitos de Família”.
Conforme o estudo, entre os jovens de 24 e 35 anos solteiros, 8,6% dos homens se disseram bissexuais, 25,2% se disseram homossexuais e 66,3% se definiram como heterossexuais.
Já entre as mulheres, identificaram-se como bissexuais 14,8%, como homossexuais 7,6% e 77,6% como heterossexuais. Na média entre os dois gêneros, são heterossexuais 72,7%, enquanto 11,8% são bissexuais, e 16,1%, homossexuais.
De acordo com os dados, os jovens do Sul gostam mais de games, enquanto os do Centro-Oeste, de festas, e os do Norte e Nordeste consomem mais televisão.
A pesquisa aponta ainda que há mais jovens ateus do que evangélicos, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do país. Aqueles que se identificaram como católicos somam 34,3%, foram 19,3% os que se declararam como ateus, e 14,9%, como evangélicos.
O Espiritismo tem a preferência da crença de 9,4% dos entrevistados, enquanto Ateísmo, Agnosticismo e fé sem religião somaram 32,14% (quase 1/3 dos representantes). No Nordeste há mais católicos, no Norte, mais evangélicos e, no Sul e no Sudeste, mais ateus, diz a pesquisa.
Como atributos fundamentais para uma família, amor, respeito e diálogo prevalecem em todas as orientações. Contudo, bissexuais e homossexuais valorizam mais aceitação e liberdade do que heterossexuais, diz o estudo.
Entre os jovens já casados, a rejeição ao casamento homoafetivo aparece em maior grau. Entre os motivos de rejeição ao casamento homoafetivo, as respostas/justificativas mais citadas foram: por não ser o ideal para a sociedade (56,2%), por questões religiosas (53,9%), por tradição familiar (42%), leis reprodutivas (38,9%) e por dificuldade de aceitação (22,3%).
Conhecer várias culturas viajando pelo mundo é o sonho de vida de mais de 70% dos jovens que almejam pequenos luxos e saem pouco da rotina de estudo e trabalho.
Internet, computador e celular aparecem como itens mais importantes do dia a dia, acima de televisão, máquina de lavar ou mesmo carro ou freezer para os entrevistados. Os valores pessoais, segundo a maioria dos entrevistados, vêm igualmente de casa e da vivência com outras pessoas, porém os pais ainda exercem influência nas decisões cotidianas.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog