Em menos de quatro décadas seremos 9,6 bilhões de pessoas no planeta, de acordo com estimativa da ONU. Para alimentar com dignidade cada uma dessas pessoas, entretanto, uma mudança precisará ser feita: será preciso aumentar em 70% a produção alimentar global.
O dado foi divulgado recentemente no relatório preliminar Criando um Futuro Sustentável para a Alimentação. O documento apresenta uma lista de medidas que podem ser adotadas para garantir que, em 2050, toda a população seja alimentada de forma sustentável. Ele foi produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Banco Mundial e Instituto de Recursos Mundiais.
Entre elas estão a conscientização dos cidadãos para que melhorem seus hábitos alimentares; o aumento da produtividade das colheitas e da pecuária em terras agrícolas; e a redução do desperdício de alimentos e produção de resíduos. “É preciso focar nos princípios da agricultura de clima inteligente, que faz com que plantações, pecuária, florestas e pesca tenham o potencial de aumentar de forma sustentável a segurança alimentar, a resistência e a redução da pegada de carbono da agricultura. Seguir esta abordagem não é um luxo, é uma necessidade”, alerta Juergen Voegele, diretor do Banco Mundial para Agricultura e Serviços Ambientais. A versão completa do relatório será lançada em 2014.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog