Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

A RELEVÂNCIA DA OPINIÃO PÚBLICA

23-07-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Todo mundo tem uma opinião. Opinar é, em resumo, uma forma de estabelecer julgamentos sobre aquilo que nos cerca – pessoas, atividades, momentos, produtos e mais uma infinidade de coisas. Podem ser julgamentos positivos (“eu gosto disso”) ou negativos (“que coisa ruim!”). Podem ser também julgamentos sujeitos ao tempo (“hoje a comida não estava muito boa”) ou perenes (“eu nunca mais irei àquele cinema”).

Trocar opiniões é a forma mais básica de estabelecer relações com os seres humanos à nossa volta: se relacionamentos são baseados em interesses comuns, a opinião é o denominador comum responsável por reger esse balanço entre gostos e desgostos. As pessoas trocam opiniões para se expressarem, para criarem laços, para oferecer seus pontos de vista, para enaltecer o que gostam e para tentar mudar o que acreditam que está errado.

Nesse contexto fica fácil perceber a importância das pesquisas de opinião. Uma pesquisa de opinião pública nada mais é do que uma espécie de fotografia: ela é o registro de um momento específico de uma população também específica.

Porém, se no século XX era necessário ter suas opiniões publicadas em veículos impressos ou televisivos para que elas fossem amplificadas, na atualidade a situação mudou bastante.

Hoje, para conhecer a opinião de várias pessoas sobre um tema, basta recorrer às redes sociais. Pessoas de todas os gêneros, etnias, classes sociais, orientações sexuais e com todo tipo de vivências estão lá gerando conteúdo, expondo seus pensamentos e ideias 24 horas por dia. As relações que as pessoas criam com base em suas opiniões não mudaram – apenas a forma de expô-las.

Portanto, é importante perceber que a pesquisa de opinião pública continua tão relevante – ou ainda mais – nesse novo contexto. Muito mais do que obter dados, é preciso saber interpretar o que é dito nas redes, as motivações para isso e os ambientes em que essas opiniões estão inseridas. Para compreender a fundo o que está sendo dito, é necessário conhecer análises e compilados que contextualizam as informações coletadas.

O Barômetro Innovare, nosso projeto de compreensão da opinião pública por meio das redes sociais, explora e analisa os dados coletados para fornecer um panorama extenso sobre diversos assuntos. Entre em contato conosco para saber como a opinião pública nas redes pode estar impactando suas vendas.

Share this post:

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts