Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

PESQUISA DE MERCADO E A INOVAÇÃO

01-07-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Vivemos em um mundo em constante transformação. O capital intelectual é cada vez mais valorizado, e a tecnologia atualmente avança mais rapidamente do que a capacidade humana de absorção de conteúdo. Nossas relações de trabalho a cada dia se tornam mais horizontalizadas, experiências são geradas e novos saberes são criados. O que gera valor hoje não é apenas a utilidade de uma coisa, mas sim uma construção que alia posicionamento de marca, reputação e experiência. Com tanta evolução, os processos de compra, venda, produção e métodos são colocados em xeque — como saber o que funciona e o que não funciona para um negócio?

Nesse contexto, fica claro que a criatividade e a inovação são essenciais para a obtenção e manutenção do sucesso de uma empresa hoje. Porém, há uma diferença fundamental entre os dois processos, apesar de terem conceitos parecidos: a inovação exige que a criatividade seja colocada em prática. Ela é transformação da criatividade em produtos, serviços, processos ou métodos operacionais. Ou seja: o processo criativo só ganha valor organizacional quando gera inovação concreta.

Portanto, uma empresa que não inova corre o risco de se tornar obsoleta, inadequada a novos momentos globais e desinteressante para seus consumidores. Afinal, é por meio da boa construção e aplicação da inovação que se gera diferencial, se cria reputação e se obtém sucesso.

E como se cria essa inovação? Para gerar as condições ideais para que ela aconteça, é necessário examinar e analisar cenários internos e externos à organização. É possível inovar em produtos/serviços, processos, posições de mercado e paradigmas de operação, mas para isso é importante que se compreenda qual a situação atual de um negócio e prever como as mudanças impactarão suas áreas e seus mercados de atuação. Além disso, toda inovação implica em assumir riscos e explorar territórios desconhecidos. Nesse sentido, é essencial que seja elaborada uma estratégia clara para controlar e ajustar o fluxo de mudanças.

Por tudo isso, a pesquisa de mercado é fundamental para gerir a inovação de maneira eficaz. Uma vez identificada a necessidade de uma inovação ou da solução de um problema, busca-se informação para a fomentação de ideias e insights, e depois seus resultados serão analisados e implementados. Pesquisar é absolutamente essencial em todos os momentos do processo criativo e da transformação de insights em práticas para se compreender os diferentes momentos, cenários, e a aceitação do público às novidades.

Conheça mais sobre nosso trabalho e as pesquisas que realizamos para ajudar o seu negócio a inovar. Entre em contato conosco para saber como nossos projetos customizados levantam exatamente as informações que você precisa.

Share this post:

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts