Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

OSCAR: PREMIAÇÕES E REPRESENTATIVIDADE

29-02-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Considerado por muitos o maior prêmio do cinema mundial, o Oscar se tornou muito mais do que uma premiação, virando um evento anual luxuoso e assistido por aproximadamente 43 milhões de espectadores só nos Estados Unidos. Os direitos de transmissão da cerimônia também fazem com que esse seja um evento bastante lucrativo: em 2014, rendeu à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas US$ 97,3 milhões (dados do “The Hollywood Reporter”).

Os filmes que mais receberam estatuetas até hoje foram: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003) – e Titanic (1997). Ambos conquistaram 11 estatuetas. Walt Disney foi o maior vencedor da história do Oscar, e também recebeu maior número de indicações – das 59 vezes em que foi indicado, ganhou 22 estatuetas. A maior vencedora foi Edith Head: ganhou 8 prêmios por melhor figurino e fez filmes como Sabrina (1955) e Um Golpe de Mestre (1974).

Neste ano, Mad Max levou 6 estatuetas em categorias mais técnicas como melhor mixagem de som e melhor montagem. A torcida mundial por Leonardo DiCaprio foi atendida, e ele ganhou o prêmio de melhor ator após 5 indicações na categoria.

REPRESENTATIVIDADE?

Há críticas, no entanto, quanto à falta de diversidade e representatividade de mulheres e negros na premiação: 93% dos membros da Academia são brancos e 77% são homens. Neste ano, só atores brancos foram indicados ao prêmio de melhor ator, o que gerou um movimento nas redes sociais chamado “Oscars Too White” (algo como “o Oscar está branco demais”).

No discurso de abertura da premiação, o humorista Cris Rock pontuou a falta de oportunidade de atores negros dentro da indústria cinematográfica e também causou polêmica ao ser irônico. Em sua fala, comenta que a busca por presença nos filmes não é tão relevante quanto a militância negra de décadas atrás, ao mesmo tempo em que pediu oportunidade aos atores negros em papéis de protagonistas nos filmes.

Desde 2007 73,1% dos filmes produzidos em Hollywood são “brancos”, reflexo e também causa da falta da visibilidade dada à outras etnias na indústria cinematográfica. Os números falam por si: 65 atores negros e 26 hispânicos que estão entre os 1.663 candidatos ao Oscar em 88 anos de premiação.

Em toda a história do Oscar, apenas quatro mulheres foram indicadas na categoria de melhor direção, e só uma venceu: Kathryn Bigelow. Nunca houve, por exemplo, uma mulher indicada para o prêmio de melhor fotografia.

Entre os dados dos prêmios dedicados aos realizadores, os números seguem a mesma tendência: entre 433 indicados, 7 eram hispânicos, 6 asiáticos e 3 negros. O prêmio de melhor diretor, por exemplo, nunca foi dado a um negro (dados do centro Annenberg da USC).

Quer se informar sobre dados do cinema brasileiro? Acesse nosso texto.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts