É frequente ver produtos e serviços sendo vendidos para um público que não tem nada a ver com ele. Um exemplo recente disso foi a declaração que o prefeito da cidade de Guarapari, popular ponto litorâneo capixaba, deu, afirmando que queria na cidade somente turistas com alto poder aquisitivo. Ao menosprezar seu público tradicional e mirar em turistas endinheirados, ele demonstrou que tem poucos conhecimentos de marketing.
Isso também acontece frequentemente no mundo dos negócios. Muitas marcas não sabem quais são seus consumidores, e acabam perdendo importantes segmentos do mercado por isso.
Para evitar isso, a pesquisa de mercado é essencial. Ao identificar hábitos, crenças e sentimentos de um público-alvo, fica claro o que se deve fazer para atingi-lo e não perder potenciais compradores.
Uma pesquisa de hábitos e atitudes, além de apontar perfis de consumo, também pode levantar as situações de uso de produtos – e mostrar casos como o da palha de aço, que de produto de limpeza se tornou uma necessidade com “1001 utilidades” nos lares brasileiros.
Conheça aqui mais sobre pesquisas e estudos que realizamos, como o estudo de hábitos de mídia.
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