Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

OS DIPLOMATAS BRASILEIROS

25-04-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A carreira diplomática é o sonho de muita gente que a considera uma oportunidade de emprego rentável, estável e desafiadora. Mas o que realmente fazem os diplomatas e qual o perfil dos brasileiros que ingressam nessa carreira?

No Brasil, os cargos são hierarquizados dessa forma: Chanceler, Embaixador, Cônsul e Adidos. Hoje, o país conta com 92 embaixadas no exterior, 38 consulados-gerais, 6 consulados e 19 vice-consulados. 1.324 pessoas trabalham nesses lugares, dentre eles 537 diplomatas.

Para ser um diplomata no Brasil, é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter um curso superior completo e ser um brasileiro nato. Para ingressar no Instituto Rio Branco, a concorrência é de 30 pessoas para 1 vaga e o que torna a prova difícil é a exigência de que o candidato atinja as notas mínimas nas provas.

Segundo dados do Instituto Rio Branco (IRBr), a idade média atual dos aprovados no concurso é de 28 anos – dado que não difere muito do mesmo perfil em outros países, como o Reino Unido, cuja idade média era de 26 anos em 2013. No entanto, o perfil da formação dos aprovados mudou. Entre 1930 e 1945, pouco mais de 40% dos diplomatas tinha ensino superior. Após o governo Sarney e Collor/Itamar, a proporção subiu para 85%, e continua em crescimento. A maior parte dos diplomatas é formada em Direito (cerca de um terço deles), e hoje menos economistas e filósofos atuam na área. Atualmente, há uma presença maior de profissionais formados em relações internacionais e comunicação – com ênfase em jornalismo e/ou relações públicas (dados do IRBr).

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts