Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

OS AVANÇOS DA MEDICINA NO COMBATE AO CÂNCER

04-08-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O câncer é uma das doenças que mais apresentam crescimento no mundo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que houve um aumento de 11% de casos da doença entre 2012 e 2013. Porém, a boa notícia é que, nos últimos 10 anos, o tratamento da doença apresentou avanços consideráveis, tanto no âmbito tecnológico quanto na abordagem multiprofissional e no atendimento individualizado aos pacientes.

Hoje, a doença pode ser tratada por diversos métodos. Há a alternativa do tratamento cirúrgico, que tem caráter conservador, resultando em uma maior preservação dos órgãos. Por meio da cirurgia robótica, que é minimamente invasiva, o doente sente menos dor, diminui o sangramento e a necessidade de medicação analgésica, reduzindo, assim, o período de internação. O câncer de próstata tem cerca de 80% dos tumores operados via robótica nos Estados Unidos, por exemplo.

O tratamento com radioterapia também evoluiu com máquinas mais precisas e programadas para eliminar apenas o tumor, buscando preservar ao máximo os órgãos saudáveis. A radioterapia estereotáxica, por exemplo, possibilita irradiar exatamente um tumor no pulmão e no fígado, apesar dos movimentos respiratórios e dos órgãos.

Um dos destaques no combate à doença é a medicina personalizada. A área da saúde passou a estudar o perfil biológico do tumor, identificando as alterações genômicas específicas, que, na maioria dos casos, têm implicação na terapêutica que será adotada. Ou seja, cada tipo de tumor recebe um tratamento específico, sendo aplicado aquele que melhor funcione e que apresente melhores resultados. Atualmente, as terapêuticas adotadas são diferentes, indo de acordo com o perfil genômico do tumor. 

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts