Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

OS APOSENTADOS BRASILEIROS

03-03-2016
Postado por Innovare Pesquisa em Innovare

Desde as alterações feitas pelo Congresso e pelo governo federal na aposentadoria, os brasileiros têm se mostrado apreensivos com seu futuro após deixarem o mercado de trabalho. A aposentadoria compulsória, antes concedida aos 70 anos, foi estendida até os 75 em 2015.

A PEC da Bengala, como ficou conhecida, não foi o único fator que mudou no Brasil quando falamos de aposentadoria. Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o número de contribuintes no Brasil irá diminuir consideravelmente: hoje a proporção é de 10 trabalhadores em potencial para cada aposentado. Em 2050, será de três trabalhadores potenciais para cada aposentado.

Esse fato tem relação direta com uma tendência de envelhecimento populacional: a projeção para 2055 é que o número de pessoas acima de 60 anos no Brasil ultrapasse o de jovens até 29 anos, passando de 13 para 51 milhões (dados do BID e do IBGE). Isso explica a redução da população economicamente ativa e nos leva a pensar nas possibilidades que a Previdência poderá oferecer a quem irá depender dela, já que as mesmas projeções apontam que 40% dos idosos aposentados dependerão, além de suas aposentadorias, da situação econômica de suas famílias.

O Brasil tem hoje 18,5 milhões de aposentados. Porém, conforme dados do INSS, 25% dos aposentados hoje no país trabalham, e apenas 1% tem independência financeira.
Sendo assim, alguns optam também por poupar dinheiro como forma de ter segurança nessa fase de suas vidas, mas ainda estão em número reduzido: entre 10 trabalhadores autônomos, apenas três estão poupando para suas aposentadorias. Entre os trabalhadores de baixa renda, esse número é ainda menor: três entre cada 20 pessoas poupam algum dinheiro como segurança para quando pararem de trabalhar (dados do BID).

Para entender o comportamento dos diversos públicos para quem seu negócio pode se direcionar, a pesquisa de mercado é mais do que necessária. Clique e baixe nosso e-book sobre o tema.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts