O setor farmacêutico no Brasil não só tem permanecido sem grandes abalos em demandas e lucros, como também vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Só em 2014, o setor registrou um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior – em números, isso significa mais de R$ 40 bilhões em lucro. A quantidade de doses comercializadas também aumentou nesse mesmo período em 8,4% (dados da IMS Health).
O varejo é, ainda, o maior canal de vendas no setor farmacêutico: cerca de 70% do faturamento e movimentação desse mercado vêm dessa fonte. Os índices de medicamentos consumidos, no entanto, sofreram mudanças: os remédios de referência representam 39% das vendas (sofreram baixa de 5%), os biossimilares tiveram aumento de 5% (totalizando 48% das compras), e os genéricos continuaram com 13% da participação de mercado.
Alguns dos fatores que levaram ao crescimento desse setor foram: maior acesso ao mercado, diminuição de custos de produção e vendas e desenvolvimento regulatório do setor no Brasil. Pode-se somar a esses fatores a nova base de sustentação a esse segmento: a inserção de pessoas da classe D e E como consumidores.
Isso pode se comprovar pelo visível crescimento do mercado farmacêutico: 45,6% entre 2010 e 2014, enquanto o PIB brasileiro cresceu um dígito abaixo da média (dados: SINDUSFARMA).
Para entender melhor sobre as experiências dos consumidores no setor farmacêutico, clique aqui.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog