Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O PERFIL DOS GAMERS BRASILEIROS

11-02-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A Pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela SIOUX, traçou o perfil do atual gamer brasileiro. De acordo com o estudo, os jogadores brasileiros continuam com um perfil multiplataforma – 78,6% joga em mais de um dispositivo. O mais popular é o smartphone, com 82,8% da amostra, ultrapassando o computador/notebook, que em 2013 estava na liderança, com 71,3%, e os consoles 56,2%. Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, 6.4 pontos percentuais a mais do que no painel passado.

Em 2013 as mulheres representavam 41% dos gamers no Brasil. Neste novo painel já são 47,1% e a faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos.
Entre os pais entrevistados, 90,6% afirmam que os filhos jogam algum tipo de plataforma de jogos eletrônicos. A maioria dos pais (71,2%) afirmou que gostam que seus filhos joguem, porém com algumas ressalvas.

O controle do que está sendo baixado ou jogado é feito por 61,8% dos pais. O tempo de duração em frente aos jogos também é supervisionado por 48,9% e 35,1% regulam o horário em que ocorre o momento de entretenimento. 22% monitoram com quem seus filhos estão jogando e 14,4% afirmam não controlarem nenhum tipo de atividade.

Outro fato interessante revelado pela pesquisa é que nenhum dos pais entrevistados se opõe ao fato dos filhos jogarem. “Os gamers dos anos 80 já constituem família e a cultura de jogos eletrônicos entra de maneira natural nas vidas de seus filhos; não existe o medo ou preconceito da geração dos seus pais”, diz Camargo.

A mobilidade do smartphone é fator determinante nessa liderança, uma vez que 86,2% do uso para jogos acontece durante deslocamentos ou trânsito. Quando questionados sobre a frequência com que baixam os jogos, 33,5% da amostra pesquisada afirma fazê-lo semanalmente, sendo que 75% só baixam jogos gratuitos. Nos tablets, 91,2% das pessoas têm o costume de fazer download de aplicativo de jogos, sendo que 38,4% o fazem toda semana.

A maioria das pessoas respondeu que aceita baixar jogos gratuitos com anúncios publicitários (66,4%), porém apenas 35,6% afirmam que os anúncios não atrapalham a performance.

Outra evidência que se repete desde a pesquisa realizada em 2013 é a hegemonia da plataforma Android (Google) que, agora em 2015, tem mais de 75% dos usuários do segmento dos smartphones, seguida do iOS (Apple) com 11,1%, e Windows Phone (Microsoft) com 7%. No que se refere à opinião sobre a melhor marca de aparelhos, a pesquisa revela um empate técnico entre Apple e Samsung, com 33,6% e 33,2% respectivamente.

Entre os tablets a plataforma Android também é a líder absoluta, com 78,8% de usuários contra 16,4% do iOS. No entanto, quando a questão é sobre a melhor marca do mercado, a Apple aparece com 51,4% e a Samsung com 35,7%. As principais atribuições de uso são: acesso a redes sociais, vídeos e também jogos.

Em termos de penetração, o estudo revela que o Xbox 360 é o mais popular, com 42,9% de jogadores, superando o Playstation 2, com 38,9%, e o PlayStation 3, com 30,3% da população de gamers. A oitava geração de videogames tem como principal produto o PlayStation 4, com 10,4% dos gamers, seguido do Xbox One, com 7%, e Wii U, com 2,2%.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog