A Pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela SIOUX, traçou o perfil do atual gamer brasileiro. De acordo com o estudo, os jogadores brasileiros continuam com um perfil multiplataforma – 78,6% joga em mais de um dispositivo. O mais popular é o smartphone, com 82,8% da amostra, ultrapassando o computador/notebook, que em 2013 estava na liderança, com 71,3%, e os consoles 56,2%. Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, 6.4 pontos percentuais a mais do que no painel passado.
Em 2013 as mulheres representavam 41% dos gamers no Brasil. Neste novo painel já são 47,1% e a faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos.
Entre os pais entrevistados, 90,6% afirmam que os filhos jogam algum tipo de plataforma de jogos eletrônicos. A maioria dos pais (71,2%) afirmou que gostam que seus filhos joguem, porém com algumas ressalvas.
O controle do que está sendo baixado ou jogado é feito por 61,8% dos pais. O tempo de duração em frente aos jogos também é supervisionado por 48,9% e 35,1% regulam o horário em que ocorre o momento de entretenimento. 22% monitoram com quem seus filhos estão jogando e 14,4% afirmam não controlarem nenhum tipo de atividade.
Outro fato interessante revelado pela pesquisa é que nenhum dos pais entrevistados se opõe ao fato dos filhos jogarem. “Os gamers dos anos 80 já constituem família e a cultura de jogos eletrônicos entra de maneira natural nas vidas de seus filhos; não existe o medo ou preconceito da geração dos seus pais”, diz Camargo.
A mobilidade do smartphone é fator determinante nessa liderança, uma vez que 86,2% do uso para jogos acontece durante deslocamentos ou trânsito. Quando questionados sobre a frequência com que baixam os jogos, 33,5% da amostra pesquisada afirma fazê-lo semanalmente, sendo que 75% só baixam jogos gratuitos. Nos tablets, 91,2% das pessoas têm o costume de fazer download de aplicativo de jogos, sendo que 38,4% o fazem toda semana.
A maioria das pessoas respondeu que aceita baixar jogos gratuitos com anúncios publicitários (66,4%), porém apenas 35,6% afirmam que os anúncios não atrapalham a performance.
Outra evidência que se repete desde a pesquisa realizada em 2013 é a hegemonia da plataforma Android (Google) que, agora em 2015, tem mais de 75% dos usuários do segmento dos smartphones, seguida do iOS (Apple) com 11,1%, e Windows Phone (Microsoft) com 7%. No que se refere à opinião sobre a melhor marca de aparelhos, a pesquisa revela um empate técnico entre Apple e Samsung, com 33,6% e 33,2% respectivamente.
Entre os tablets a plataforma Android também é a líder absoluta, com 78,8% de usuários contra 16,4% do iOS. No entanto, quando a questão é sobre a melhor marca do mercado, a Apple aparece com 51,4% e a Samsung com 35,7%. As principais atribuições de uso são: acesso a redes sociais, vídeos e também jogos.
Em termos de penetração, o estudo revela que o Xbox 360 é o mais popular, com 42,9% de jogadores, superando o Playstation 2, com 38,9%, e o PlayStation 3, com 30,3% da população de gamers. A oitava geração de videogames tem como principal produto o PlayStation 4, com 10,4% dos gamers, seguido do Xbox One, com 7%, e Wii U, com 2,2%.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog