O volume anual de lixo eletrônico crescerá 33% em todo o mundo e chegará a 65,4 milhões de toneladas até o final de 2017, segundo um estudo divulgado recentemente pela iniciativa StEP. Se esse crescimento se confirmar, diz a pesquisa, a quantidade anual de lixo eletrônico será equivalente a 200 Empire States ou 11 pirâmides de Gizé. Ou, ainda, será suficiente para encher caminhões de 40 toneladas alinhados em uma fila imaginária, que ocupe três quartos da linha do Equador. O estudo classifica como e-waste refrigeradores, TVs, celulares, computadores, monitores, brinquedos eletrônicos e qualquer outro produto descartado que tenha bateria ou cabo.
Com o alerta, a StEP divulgou um mapa interativo que mostra a quantidade de e-lixo descartada em 184 países 2m 2012 (no total, foram 48,9 milhões de toneladas em 2012). Trata-se de uma média de 7 kg por pessoa, considerando população global de 7 bilhões. EUA e China registraram os volumes mais altos: 9,4 milhões de toneladas e 7,3 milhões de toneladas, respectivamente. O Brasil ficou dentro da média de descarte por pessoa, com 7,06.
“Apesar de haver uma ampla quantidade de informações sobre o impacto negativo do lixo eletrônico no ambiente e saúde, a falta de dados abrangentes dificulta o dimensionamento do problema”, afirmou Ruediger Kuehr, secretário-executivo da StEP e representante da Universidade das Nações Unidas. Segundo ele, a constante atualização deste mapa de lixo eletrônico ajudará a aumentar a consciência sobre o problema, além de criar novas políticas públicas e privadas.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog