O Brasil é o país do futebol e da cerveja? De acordo com dados da Euromonitor, ao menos em relação à bebida, não: ocupamos o 17º lugar entre os países que mais consomem cerveja mundialmente. A média dos brasileiros é de 82 litros por pessoa ao ano. Parece muito? No primeiro lugar, ocupado pela República Checa, esse número é de 143 litros por pessoa ao ano. A Alemanha, que fica em segundo lugar, apresenta um índice um pouco menor: aproximadamente 110 litros por pessoa ao ano.
A produção brasileira de cerveja industrial sofreu uma baixa em 2015: caiu cerca de 20%, se se comparar ao mesmo período do ano anterior (dados da Reuters). A redução de renda do brasileiro, que diminui seu poder de compra, está diretamente ligada ao consumo de bens como a cerveja e, por consequência, à sua produção (relação de oferta e demanda).
As cervejas especiais, no entanto, tiveram uma alta no consumo: segundo estudo da Mintel, suas vendas tiveram uma alta de 36%. O consumo desse tipo de cerveja se baseia em um novo hábito, em que se bebe menos, mas com maior qualidade. De acordo com o relatório do Sebrae Inteligência Setorial, 88% dos consumidores dessas cervejas gourmet são homens, 69% têm nível superior cursado, e a média de idade desses consumidores está entre 25 e 31 anos.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog