O casamento da forma que conhecemos em essência hoje surgiu, ao que indica a história, na Roma antiga, para garantir a sobrevivência da riqueza de antigas famílias e a perpetuação de seus nomes. Com o tempo, essa finalidade foi dando lugar também à ideia de casamento por afetividade, e, como consequência disso, também surgiu o divórcio.
Hoje em dia, segundo dados do IBGE, o número de casamentos tem aumentado: em 2000, aconteciam em média seis casamentos por 1.000 habitantes. Em 2013, esse número aumentou para sete casamentos a cada 1.000 habitantes. A maior parte desses enlaces aconteceu na Região Sudeste: 48,2% das uniões aconteceram em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. No Brasil, o divórcio completará 40 anos em 2017: o desquite já existia, mas o rompimento do vínculo jurídico só foi criado em 1977.
Se compararmos o intervalo entre 1974 e 2014, percebemos um aumento do número absoluto dos casamentos entre homens e mulheres: a união cresceu cerca de 37,1%. A duração, no entanto, diminuiu: em 1984, a duração média de um casamento era de 19 anos. 30 anos depois, esse tempo se reduziu para uma média de 15 anos.
Já entre as pessoas do mesmo sexo, percebe-se que a união também está muito concentrada no Sudeste: 60,7% dos casamentos acontecem nesta Região ¬– só o Estado de São Paulo responde por 69,9% dos casamentos no Sudeste, e 42,2% dos registros totais no Brasil (dados do IBGE).
Clique aqui e confira nosso infográfico sobre a opinião dos brasileiros em relação ao casamento gay.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog