Ontem comemoramos nacionalmente a Independência do Brasil da Coroa portuguesa, que aconteceu em 1822. Desde então, é verdade que o país se tornou autônomo de Portugal, mas nossas pluralidades regionais e étnicas vêm de muito antes. Atualmente, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014 do IBGE, 51,2% dos brasileiros se consideram brancos, 42%, pardos, e 5,9%, negros.
Em termos de densidade demográfica, os estados da Região Sudeste são os mais populosos: São Paulo ocupa o 1º lugar, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. O estado brasileiro menos populoso fica na Região Norte: Roraima, com 514.229 habitantes (dados do IBGE).
E os brasileiros, como estão? O Brasil também é feito de grandes contradições: segundo um estudo da ONU, o país ocupa o 17º lugar entre os países mais felizes do mundo. Porém, de acordo com dados da OMS, também é um dos países que apresentam um alto índice de pessoas com transtornos de ansiedade: 23%.
Somos o que comemos? Segundo dados da EAE Business School, o Brasil é o país latino-americano que mais gasta com alimentação em fast-foods, e estima-se que esse número cresça mais 30,88% até 2019. Na contramão dessa tendência, os brasileiros também têm buscado cada vez mais alimentos orgânicos: 93% acham importante procurar tal tipo de alimento, e 83% consomem esses alimentos com frequência ou às vezes (dados do Organics Brasil).
Somos grandes bebedores de cerveja e vinho: a média de consumo de cerveja por brasileiro é de 82 litros por pessoa anualmente (dados do Euromonitor), e, em 2015, importamos 77,3 milhões de litros de vinho (dados do Ibravin). Produtos como café, carnes de frango e de boi, inclusive, estão entre os mais exportados pelo Brasil. Os países para os quais mais exportamos em 2015 foram: China (20% das exportações), Estados Unidos (20%) e Argentina (7%) – dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Desde 2014, o Barômetro Innovare monitora redes sociais como Facebook e Twitter para saber a opinião dos brasileiros sobre alguns temas em evidência. Acesse para conhecer a opinião dos brasileiros em relação a temas cotidianos e relevantes.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog