Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

INDEPENDÊNCIA PARA TODOS

28-11-2013
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O futuro dos filhos costuma ocupar lugar de destaque nos planos da maioria das famílias. Cercado de expectativas, o assunto torna-se ainda mais complexo quando envolve jovens portadores de necessidades especiais como as síndromes de Down, Williams e Asperger.

Mãe de Nicolas, um jovem de 21 anos portador de autismo, a economista caricoca Flávia Poppe transformou suas preocupações em uma motivação pioneira no país. Ela fundou e preside o Instituto JNG, batizado com as iniciais de seu filho e de João e Gabriela, dois outros jovens com necessidades especiais e filhos, respectivamente, da biblioteconomista Ana Maranhão e da administradora Monica Mota, suas parceiras na empreitada. “Hoje já existem condições, a partir do processo de educação dessas crianças e jovens, que permitem a eles alcançar uma vida bastante independente no futuro”, resume Flávia.

Lançada oficialmente há um mês como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), uma modalidade de ONG, a entidade vem sendo gestada nos últimos dois anos e já constituiu parcerias importantes com similares como o Centro Ann Sullivan, sediado no Peru, e a Ability Housing Association, da Inglaterra.

Vem do país europeu, por exemplo, o modelo de apartamento individualizado para deficientes que Flávia pretende implementar por aqui – atualmente, no Brasil, o que vigora é o regime de moradia assistida, que consiste na supervisão diária e personalizada do deficiente, o que limita seu desenvolvimento.

Além de discutir e apresentar modelos de habitação de sucesso mundo afora, o Instituto JNG está por trás de um projeto de lei que amplia a autonomia dessa parcela da população, equivalente a quase 3 milhões de brasileiros. A ideia é acabar com a interdição para o recebimento de pensão em caso de morte dos pais. “A declaração de incapacidade impede a conquista de um emprego formal e extingue direitos como o voto. O que queremos é promover justamente a autonomia e o crescimento deles”, diz Flávia.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts