Blog

Check the most updated topics

INFORMATION + KNOWLEDGE

Share

HATEWATCHING OU GUILTY PLEASURE?

08-03-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

Existe uma linha tênue entre os seus guilty pleasures e aquilo que você assiste sem gostar.

Cabe uma explicação dos termos: hatewatching é o ato de assistir a um filme ou programa de TV mesmo detestando aquele produto audiovisual. Guilty pleasure, por outro lado, é alguma coisa que você gosta, mas tem uma certa vergonha de assumir porque a maioria das pessoas desaprova.

A diferença – a tal linha tênue – está em gostar ou não do que se vê. Afinal de contas, muita gente pode achar que está seguindo a tendência de ser hatewatcher só para poder criticar o que vê. Mas muitos dos que se classificam dessa forma adoram o que estão vendo e têm, na verdade, vergonha de admitir.

Talvez seja mais fácil dizer que não gosta daquilo que está vendo do que ter uma consciência súbita do seu mau gosto. Mas qual o problema? Se o seu grande passatempo é assistir uma comédia romântica mal produzida e com o final previsível toda quarta-feira a noite, vestindo o seu pijama, enrolado no cobertor e tomando sorvete direto do pote, ótimo. É até provável que você se identifique com algum personagem do filme. Mas nem vem dizer pra gente que não gosta disso porque, em segredo, você está adorando esse momento Bridget Jones.

Para se tornar um autêntico hatewatcher, são necessárias duas características: primeiro, é preciso ter um bom senso crítico. Não adianta só falar que não gosta, você tem que saber apontar os problemas do que vê. Pode ser que seja simplesmente porque é mal feito. Pode ser por que você esperava que fosse bom, mas o resultado foi abaixo do esperado. Pode ser, também, porque você não gosta de um dos integrantes do elenco. Mas é necessário defender o seu ponto de vista que explica a razão de tanto ódio.

O segundo passo é se divertir com a má qualidade e reclamar dela em público, principalmente nas redes sociais. Pode falar: você pode detestar assistir Glee, BBB ou Smash – a série preferida dos hatewatchers, atualmente – mas permanece assistindo pelo prazer de reclamar e encontrar outras pessoas que reclamam com você.

No final das contas, enquanto o hatewatching é um fenômeno social, o seu guilty pleasure, quanto mais particular for, melhor.

Comments:

Tag Cloud

Archive

Check out older posts:

FEED

Register to receive our blog posts