O empreendedorismo e a vivência no exterior são os dois tópicos de maior destaque entre as prioridades dos brasileiros para o futuro, de acordo com uma pesquisa da FGV apresentada durante a 11ª edição do LIKE THE FUTURE, em São Paulo.
Apresentada por Fernando Meirelles, diretor da FGV-EAESP, a pesquisa, realizada com uma amostra de 290 pessoas, mostra que de março para setembro a situação atual do brasileiro mudou um pouco: houve um aumento de 2% na atuação em carreira executiva, atingindo 28% no total; e 2% no empreendedorismo, somando 60% dos entrevistados. Enquanto isso, se observou uma queda de 3% da participação em empresas familiares, de 12 para 9%.
Quando questionados sobre os próximos 10 anos, o número de aspiradores ao empreendedorismo subiu para 81%, um aumento de 5% quando comparado à pesquisa de março deste ano. Ao mesmo tempo, carreira executiva e empresa familiar perdem ainda mais adeptos, somando apenas 13% e 4%, respectivamente. A vivência no exterior é outro item que chama atenção na pesquisa como prioridade para os próximos anos, com um aumento de 6%, correspondendo por 14% das respostas.
Ao serem questionados sobre as dificuldades para empreender, a pesquisa aponta o ambiente favorável como o principal ponto, com 33%, aliado ao capital necessário, apontado por 29% dos entrevistados. Entre outros números, se mostrou ainda a que experiência (17%), capacitação (15%) e contatos (7%) não dificultam o momento de empreender.
E, apesar da crise econômica, a crença é em um futuro melhor, como apontou 65% dos entrevistados. A pesquisa, realizada em 30 de setembro, reforça também que a Educação é a área que mais precisa de melhorias (54%). Ao mesmo tempo em que a política foi indicado como um item relevante com um aumento de 26% para 31%, a infraestrutura baixou de 15% para 10%. Saúde e segurança que, na última pesquisa, somaram 3% dos votos, receberam o dobro (6%) este ano.
Conheça um pouco mais sobre os brasileiros e o empreendedorismo clicando aqui.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog