Estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país revela que quatro em cada dez brasileiros inadimplentes (45%) não têm condições de pagar suas dívidas atrasadas em um intervalo de até três meses.
O levantamento mostra também que a perspectiva de continuar inadimplente é mais frequente nas classes C, D e E (46%) do que nas classes A e B (32%).
Além disso, 44% dos devedores ouvidos pelo SPC Brasil afirmaram que a situação financeira atual deles está pior se comparada ao ano passado.
Questionados sobre os principais empecilhos para realizarem o pagamento dos débitos, a maioria dos consumidores (52%) afirmaram que a dívida contraída é muito superior aos seus ganhos mensais, mas há também aqueles que não querem deixar de consumir produtos que gostam (23%).
De acordo com as entidades, o valor médio das dívidas em atraso passou de aproximadamente R$ 4 mil, em 2014, para R$ 5,4 mil neste ano, o que representa um aumento real, já descontada a inflação, de 23%.
De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, as parcelas a pagar no cartão de crédito, citadas por 42% dos inadimplentes, ao lado das parcelas no cartão de lojas (41%), são as contas que mais resultaram na inclusão do nome em instituições de proteção ao crédito.
Conheça mais sobre o pessimismo dos brasileiros em relação à economia e os problemas enfrentados com as dívidas de crédito no país.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog