Os brasileiros estão mais deprimidos, e isso parece ter a ver com o crescente desemprego no país: em um monitoramento realizado pelo Barômetro Innovare no Twitter, a segunda causa do desemprego mais citada pelos usuários foi a crise econômica no Brasil (17,48% das menções analisadas). Segundo dados divulgados pelo IBGE, o desemprego hoje afeta 11 milhões de pessoas e chegou a uma taxa de 10,9% no primeiro trimestre de 2016 – a maior desde 2012.
Dados do IBGE afirmam ainda que, entre a população economicamente ativa e maior de 18 anos, o menor percentual de índices de depressão ocorreu entre os que estão empregados: 6,2%. Entre os que não estão dentro do mercado de trabalho, 12,6% tomam algum remédio para dormir (sono irregular é um sintoma notável em quadros de depressão). Entre todos esses, as mulheres são as que estão mais deprimidas: 10,1% delas (entre empregadas e desempregadas). A faixa etária que mais apresentou depressão foi a das pessoas entre 40 e 59 anos – 8,2% delas lutam contra essa doença.
Já pelas buscas realizadas por usuários brasileiros no Google, também podemos perceber que a curiosidade pelos termos “depressão” e “desemprego” aumentou: em 2015, houve o maior pico de procuras desde 2009. Os dois termos mais procurados dentro desse tema foram “seguro” e “seguro desemprego”. Os três estados que mais buscaram por “desemprego” foram Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais (dados do Google Trends).
Quando analisamos também por meio do Google Trends o termo “depressão”, observamos que houve um grande pico de buscas dos usuários brasileiros em setembro de 2015 – o último pico de buscas não ocorria desde maio de 2006. Os estados brasileiros que mais buscaram pelo termo foram Distrito Federal, Amapá e Roraima.
A taxa de desemprego no Brasil subiu entre 2014 e 2015, ao mesmo tempo que 39,7 milhões de empregos formais foram gerados ano passado. Acesse nosso infográfico e saiba mais sobre o tema.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog