*Rafael Milagres, sócio da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e um dos responsáveis pelos projetos quantitativos da empresa, é autor desse texto, exclusivo para o Sem Escala.
Segundo o GRIT (GreenBook Research Industry Trends) 2013, um relatório anual feito pelo site Greenbook, as 3 tecnologias emergentes em 2013 no mundo da pesquisa são:
Pesquisa Mobile (quantitativa e qualitativa): Com a expansão das redes 3G/4G e o crescimento do número de usuários de smartphones no mundo todo, as empresas estão apostando fortemente nesse tipo de pesquisa. Ele pode ser realizado de várias formas, mas as mais comuns são aquelas em que um entrevistador, de posse de um smartphone com acesso à internet, realiza a entrevista e envia (praticamente em tempo real) as respostas para a base de dados da empresa; e aquelas em que a empresa possui uma lista de telefones, de um púbico de interesse, e envia um link para que esse pessoal responda ao questionário.
Baseadas em apps: nessa modalidade, o entrevistado é quem “vai atrás” da empresa de pesquisa. Motivado por algum ganho financeiro ou material (como recebimento de brindes, por exemplo), o entrevistado baixa um aplicativo para seu smartphone, faz um cadastro, preenche um perfil e fica disponível para responder diversas pesquisas para as quais o perfil dele se enquadra. A cada pesquisa respondida, acumula-se pontos, milhas, dinheiro etc.
Análise de mídias sociais: as empresas utilizam as redes sociais online e seus recursos para conhecer melhor seus clientes. Com acesso a dados dos perfis de seus seguidores, informações de compartilhamentos e de comentários, é possível realizar análises bastante completas sobre os consumidores, para atendê-los melhor ou mesmo para basear decisões comerciais.
A pesquisa mobile e a análise de mídias sociais estão também entre as 3 tecnologias mais utilizadas desde o ano passado, perdendo apenas para a MROC (Marketing Research Online Community), que são comunidades online – fechadas – criadas para discussão de produtos, serviços, ou qualquer outro tema que for de interesse estudar.
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