A Copa 2014 foi a mais conectada da história. Apenas no jogo Brasil e Alemanha foram enviadas 35,6 milhões de mensagens no Twitter, um recorde absoluto em qualquer esporte. Nos jogos das quartas de final, o público postou 11 mil fotos por minuto durante a partida.
A Copa também serviu para testar duas tecnologias que vieram, aparentemente, para ficar. A primeira é o sistema de geração e transmissão de imagens 4K, que quadruplica a definição das transmissões atuais em HD, testado pela japonesa Sony durante o evento. A Fifa autorizou a captação de imagens em 4K de três jogos, incluindo a final, e elas foram exibidas aos assinantes da operadora de TV paga NET que tivessem um televisor compatível e um decodificador. “A tecnologia 4K não tem volta”, diz Sergio Buch, gerente da categoria de televisores da Sony. “Ela já se tornou o novo padrão de resolução de imagens.”
O desafio agora é aumentar a oferta de conteúdo, e a corrida está mais disputada na internet. Netflix, Amazon e YouTube anunciaram planos para produzir programas com essa tecnologia. Mas, para ter uma imagem de boa qualidade, o usuário precisa de uma banda larga de, pelo menos, 15 Mbps. A velocidade média no Brasil é de apenas 2,4 Mbps.
A segunda tecnologia que entrou em campo é a banda larga móvel de quarta geração 4G, cuja velocidade é até dez vezes maior que a atual, 3G. As operadoras oferecem o serviço há um ano em algumas capitais, para 2,8 milhões de usuários.
Para a Oi, responsável oficial pela estrutura das redes nos estádios, o Mundial foi estratégico para fortalecer sua posição. “Vamos adaptar algumas soluções desenvolvidas para o evento para oferecer aos consumidores”, diz José Claudio Moreira Gonçalves, diretor de operações da Oi.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog