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SINALIZAÇÃO NO TRÂNSITO

21-08-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A falta de sinalização adequada no trânsito é uma preocupação no Brasil inteiro, e recebeu avaliação ruim na pesquisa feita pelo portal Mobilize Brasil. O ranking atual foi baseado em 372 avaliações (123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 do transporte coletivo) em 25 cidades, mas o objetivo da campanha Sinalize!, realizada pelo portal, é ampliar essa amostragem com a participação de voluntários de outras localidades.

Na área de transporte público, foram verificados itens como as informações disponíveis nos pontos de parada e a sinalização no interior dos veículos, na maioria sistemas de ônibus ou corredores inteligentes de ônibus (BRTs), mas também metrôs, trens urbanos e até barcas, no caso do Rio de Janeiro.

Em relação à sinalização para pedestres, os avaliadores procuraram verificar a existência de faixas de travessia, placas de advertência, semáforos específicos para os pedestres e placas indicativas para orientação de quem opta por transitar a pé pelas cidades.

“O objetivo desse primeiro levantamento é chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para a precariedade da sinalização voltada a quem não anda de automóvel. No Brasil, os passageiros chegam aos pontos de ônibus e não encontram nada que indique quais linhas de ônibus passam ali, a que hora passam e quais são seus itinerários. E também não há sinalização para ajudar os pedestres a encontrar os melhores caminhos ou para indicar os principais pontos de referência da região. Assim, quando podem, as pessoas preferem sair de carro, aumentando os congestionamentos urbanos”, explica Eduardo Dias, coordenador da campanha Sinalize!.

O principal problema em São Paulo está nas ruas. A capital paulista falha, principalmente, na sinalização nos pontos de ônibus, que quase não existe, e também na orientação para pedestres e ciclistas sobre qual o melhor caminho a seguir. As placas, na maioria, estão voltadas para os motoristas e nem sempre o melhor caminho para os carros é o melhor caminho para os pedestres e ciclistas.

Em uma ciclovia na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, tem placa para os carros pararem e outra para as bicicletas, indicando faixa exclusiva para as bicicletas. Os entrevistados dessa pesquisa notaram que alguma mudança começou a acontecer durante a Copa do Mundo, quando colocaram sinalização nos totens e placas de sinalização no centro da cidade. A capital paulista ficou em quinto lugar no ranking das 13 capitais brasileiras.

Já Curitiba, com transporte integrado e faixas exclusivas para ônibus, está no topo da lista, e foi a única de treze capitais analisadas que teve média acima de cinco. Os gaúchos que responderam à pesquisa também classificaram relativamente bem as ciclovias que indicam mão, contramão e até estreitamento de faixa. Porto Alegre ficou em terceiro lugar no ranking.  A sinalização dos transportes públicos levou nota 4,6 no Rio de Janeiro – o que puxou essa média para baixo foi o transporte via ônibus, com a nota 2,2.

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