Para quem você quer vender? Conhecer o contexto e o comportamento de seu público-alvo possibilita insights em todas as etapas da construção de estratégias para sua marca.
A segmentação é bastante eficaz para conhecer a fundo seu target. Ela permite identificar quem são seus potenciais clientes, seus hábitos, cultura de compra e a praça em que estão inseridos. Um exemplo da sua eficácia é o marketing de nicho: usa a segmentação para conhecer perfis de grupos e comunidades muito específicos, ganhando, assim, uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes da marca em questão.
Os nichos representam um potencial de lucro grande, justamente por serem pouco explorados e muito específicos. Se a marca em questão entender o que querem aquelas pessoas, poderá até cobrar mais caro por seus produtos ou serviços – afinal, só ela oferece o que o nicho está demandando. Dessa forma, o serviço passa a ser também uma necessidade para o público.
Alguns públicos às vezes não são explorados porque as marcas preferem se dedicar aos chamados mercados de massa. A segmentação de público se dá basicamente em cinco níveis: massa, segmento, nicho, local e individual.
Alguns exemplos de segmentação de público são essenciais para esse processo. Confira:
1 – Segmentação geográfica: leva em conta fatores como o país, o estado e até o bairro onde a empresa quer se instalar. A praça – ou mercado e concorrência locais – também é analisada. Dessa forma, adaptações culturais podem ser feitas na oferta de novos produtos.
2 – Segmentação demográfica: este tipo de segmentação tem foco em fatores como idade, renda, religião, sexo e grau de instrução. Baseia-se nas peculiaridades dessas características, pois elas revelam muito da cultura de compra das pessoas, seus desejos e necessidades.
3 – Segmentação psicográfica: leva em contra fatores como estilo de vida, valores e personalidade dos consumidores. Como hoje o consumo é uma forma de expressar e validar traços da personalidade, esta segmentação visa conhecer a fundo o que pensam essas pessoas, para poder oferecer a elas um valor significativo que ultrapassa o uso do produto ou serviço.
Uma forma de entender e mapear a cultura do seu público para poder segmentá-lo é realizando uma pesquisa etnográfica. Acesse nosso texto sobre o tema para saber mais.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog