Acho que não é segredo pra ninguém que a Pixar é simplesmente sensacional no que faz e consegue colocar na indústria do entretenimento uma certa faísca que falta em quase todas as suas concorrentes.
Se você não os conhece, um pouquinho da história deles pra você. A empresa nasceu como uma divisão da Lucasfilm e chamava Graphics Group, responsável por softwares de computação gráfica e pelos efeitos visuais de filmes que saíam dos estúdios de George Lucas. Em 1986, foi comprada por Steve Jobs e teve o nome substituído pelo atual, uma união das palavras pixel e art: ou seja, a Pixar faz arte usando pixels.
“Art challenges technology, technology inspires the art.” – John Lasseter
A história do estúdio de animação não foi sempre estável. Depois de sucessos iniciais, uma divergência entre Steve Jobs e Michael Eisner (ex-diretor da Walt Disney Studios) fez com que a parceria entre a Pixar e a Disney fosse ameaçada, mas em 2006, a empresa liderada pelo Mickey acabou comprando a dos pixels e Jobs se tornou o maior acionista individual da Disney.
E por que, hoje, falar da Pixar? Porque hoje estréia Universidade Monstros, que conta a história dos montros Mike e Sulley antes dos acontecimentos de Monstros S.A. O filme, além de ter todo aquele appeal da Pixar pelo visual, executou uma campanha espetacular de lançamento, abusando de estratégias transmídia e convidando todo mundo a ser um estudante dessa universidade.
Se você conhece a Pixar e está incrédulo com o lançamento por conta de Carros 2 ou Valente, vale lembrar que Valente, mesmo que não seja o melhor filme, tem um visual que nunca tinha sido visto em animações, com os cabelos ruivos de Merida balançando de um lado pro outro, na tela. Além disso, pra cada lançamento que não brilhou tanto, tem um Up um Wall-E um Os Incríveis um Procurando Nemo e um Toy Story 3 pra compensar. E todos aqueles curtas maravilhosos.
Hoje, a Pixar não é só a articulação por trás de filmes incríveis, com um storytelling bem feito, roteiros originais e um visual espetacular, mas a criadora do software Renderman o mais usado em animações 3D. Para saber mais um pouco sobre esses incríveis, dá uma olhada nesses curtinhas abaixo, que mostram um pouquinho de como eles funcionam.
*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog