Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A PESQUISA ABRADEE 2014

22-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Dados da 16ª Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial Abradee revelam um crescimento gradual e sustentado, a cada ano, da melhoria da qualidade na prestação dos serviços de energia elétrica no Brasil.

O levantamento, realizado por nós pelo sexto ano consecutivo, aponta uma elevação no nível de satisfação de 78,7 em 2013, para 78,9 com entrevistados dizendo estar satisfeitos ou muito satisfeitos neste ano (considerando margem de erro de 1,3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95,5%).

Segundo a apuração, desde 2005, o serviço de distribuição de energia elétrica tem mais de 76% de aprovação entre os consumidores do Brasil. Nesta edição da pesquisa, foram realizadas 39.666 entrevistas, em 1.329 municípios, de quase todos os estados brasileiros, com a adesão de 46 distribuidoras, que em conjunto atendem cerca de 98% dos consumidores do país.

A Abradee realiza estudos com consumidores de todo o Brasil desde 1999, partindo de um questionário com cerca de 70 perguntas utilizadas no cálculo do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) e demais indicadores da pesquisa. O levantamento é feito anualmente para medir a percepção do cidadão em relação ao serviço prestado pelas distribuidoras de energia elétrica. Trata-se de uma das ações da associação, cuja finalidade é a de promover a busca pela excelência entre as empresas distribuidoras de energia.

A Companhia Nacional de Energia Elétrica (SP) foi a vencedora em três das quatro categorias do Prêmio Abradee entre as empresas com até 500 mil unidades consumidoras: Abradee Nacional, Responsabilidade Social e Avaliação pelo Cliente. Entre as empresas maiores, a premiação máxima ficou com a Elektro (SP), que levou também nas categorias Responsabilidade Social, Qualidade da Gestão e Gestão Operacional. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em Brasília na última quinta-feira, 17 de julho.

No grupo das distribuidoras de menor porte, a última categoria de premiação – o Prêmio Abradee de Gestão Operacional – ficou com a CPFL Leste, do interior de São Paulo. Além da Nacional, outra empresa do antigo grupo Rede, a Enersul (MS), também foi destaque como vencedora do prêmio Abradee Região Norte\Centro-Oeste. As duas fazem parte do grupo de oito distribuidoras do grupo que passaram por intervenção administrativa da Agência Nacional de Energia Elétrica e foram transferidas para o grupo Energisa.

Confira abaixo a lista das vencedoras em cada categoria:

Empresas com até 500 mil clientes:

  • Responsabilidade Social: Companhia Nacional de Energia Elétrica (SP)
  • Avaliação pelo Cliente: Companhia Nacional de Energia Elétrica (SP)
  • Gestão Operacional: CPFL Leste (SP)
  • Nacional: Companhia Nacional de Energia Elétrica (SP)

Empresas com mais de 500 mil clientes:

  • Nacional: Elektro (SP)
  • Região Norte\Centro-Oeste: Enersul (MS)
  • Região Nordeste: Energisa Paraíba (PB)
  • Região Sul: RGE (RS)
  • Responsabilidade Social: Elektro (SP) e Coelce (CE)
  • Qualidade da Gestão: Elektro (SP)
  • Gestão Econômico-Financeira: Cosern (RN) e CPFL Paulista (SP)
  • Avaliação pelo Cliente: Copel (PR)
  • Gestão Operacional: CPFL Paulista (SP), CPFL Piratininga (SP) e Elektro (SP)
  • Evolução de Desempenho: Energisa Paraíba (PB)

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog