Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

PERTURBAÇÕES DO FUMO

07-01-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma nova pesquisa apresenta mais motivos para largar o cigarro de uma vez por todas: fumar atrapalha a função do relógio circadiano nos pulmões e o cérebro. Ou seja: o cigarro arruina o sono produtivo, levando à disfunção cognitiva, distúrbios de humor, depressão e ansiedade.

O estudo encontrou um caminho comum dos impactos da fumaça do cigarro tanto nos pulmões como na função neurofisiológica. A previsão é de que os resultados sirvam de base para futuros desenvolvimentos no tratamento de pacientes que sofrem com lesões por causa da fumaça do tabaco e doenças relacionadas.

Na pesquisa, conduzida pelo Departamento de Medicina Ambiental da Universidade de Rochester Medical Center, em Rochester, Nova Iorque, e publicada na edição de janeiro do The FASEB Journal, os cientistas descobriram que o fumo afeta os ritmos do pulmão, produzindo uma inflamação paralela e reduzindo a atividade locomotora cérebro. Fumar a curto ou longo prazo diminuiu uma molécula conhecida como SIRTUIN1 (SIRT1, uma molécula anti-envelhecimento) e esta redução alterou o nível de uma proteína (BMAL1) do pulmão e do cérebro em ratos. Uma redução semelhante foi observada no tecido pulmonar de fumantes humanos e pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Essas alterações resultaram em pertubações no ciclo do sono nos camundongos e nos humanos.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog