Diferente de muitos países, o Brasil ̶̶ que, em tamanho, tem proporções continentais ̶̶ desde o século XX não investe muito nos transportes hidroviários ou ferroviários, priorizando as rodovias. Essa forma de transporte teve um impacto direto na economia do país: 58% das cargas são transportadas nessas rodovias. Desse modo, podemos perceber a importância dos caminhoneiros para as indústrias e a economia brasileiras.
Nas greves que bloqueiam as estradas, por exemplo, grande parte das produções fica encalhada, o que gera uma baixa significativa nas indústrias e, consequentemente, na oferta de produtos e no consumo deles.
E quem são os caminhoneiros? Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) buscou entender melhor o perfil e o anseio desses profissionais. A maior parte deles já tem mais experiência na área (18 anos na profissão), e sua média de idade é de 44 anos.
A maior parte dos caminhoneiros declarou trabalhar por conta própria, e a média salarial é maior do que aquela dos que trabalham com CLT: enquanto os autônomos ganham cerca de R$ 4,1 mil, os empregados de carteira assinada ganham R$ 3,4 mil na média brasileira.
Entre os desafios da profissão, os caminhoneiros entrevistados citaram a insegurança e o perigo das estradas como fatores principais (60,6%). Relatam, também, que, por conta de trabalharem viajando, a profissão dificulta o convívio familiar (31,2%). Citam, também, elementos dificultadores do trabalho: 46,4% reclamam dos elevados custos dos combustíveis, e 40,1% mencionam que o valor do frete não cobre as despesas. Como pontos positivos, eles destacaram como principal fator (47%) a possibilidade de conhecer lugares novos.
São, em sua maior parte, homens: 97,4%, de acordo com uma pesquisa realizada pela transportadora Sontra Cargo. A maior parte deles é casada ̶̶ 64,1% ̶̶ e tem o ensino médio completo (32,9%). Moram principalmente na Região Sudeste, seguida pelo Sul, Centro-Oeste, Nordeste e, por fim, Norte.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog