A falta de vagas no mercado de trabalho está levando os brasileiros a novas direções. Com a queda nos empregos formais, uma parcela dos brasileiros migrou para os serviços por conta própria, que geralmente são mais imprevisíveis e têm menor remuneração. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE.
De acordo com o levantamento, entre março de 2014 e o mesmo mês deste ano, 868 mil pessoas passaram a trabalhar por conta própria, o que ampliou esta parcela da população para mais de 21 milhões de pessoas. Em contrapartida, 740 mil pessoas perderam a condição de empregados. Atualmente existem 46,1 milhões de trabalhadores no setor privado, com e sem carteira assinada. Com as quedas no trabalho formal, levantamentos mostram que há crescimento no volume de contração de dívidas e inadimplência no país.
Se não houvesse a substituição do emprego formal pelo serviço próprio, o índice de desemprego – que chegou a 7,9% em março -, teria chegado a 9,2%, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Entretanto, ao mesmo tempo que a situação do trabalho por conta própria gera instabilidade, ela contribuiu para que o saldo da população ocupada neste ano em relação a 2014 continuasse positivo: a taxa, comparada ao ano passado, teve crescimento de 0,8%.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog