Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS NOVOS RESULTADOS DA PESQUISA DE EMPREGO

25-08-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Dados divulgados na semana passada pelo IBGE apontam para uma situação de pleno emprego no país. Os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) apontaram um cenário diferente do que era traçado por analistas anteriormente. As quatro regiões metropolitanas pesquisadas mostraram estabilidade na taxa de desocupação de junho para julho desse ano: Recife (6,6%), Belo Horizonte (4,1%), Rio de Janeiro (3,6%) e São Paulo (4,9%). Em relação a julho de 2013, houve estabilidade em Recife e Belo Horizonte, e recuos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Este foi o terceiro mês que o IBGE não divulgou os dados completos da mostra em razão da greve de seus servidores. Ficaram faltando as regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. Em abril, última vez que o instituto divulgou a pesquisa completa, o índice de desemprego registrado foi de 4,9%, o menor da história para o mês.

No ano passado, o Brasil também gerou 1,49 milhão de empregos formais, segundo a Rais. O número é superior aos dados de 2012, quando foram registrados 1,14 milhão de empregos. O montante de vínculos empregatícios também cresceu, passando de 47,45 milhões em 2012 para 48,94 milhões em 2013.

Segundo o IBGE, a população desocupada, que são aquelas pessoas sem trabalho, mas que buscavam uma ocupação, foi considerada estável naquelas quatro regiões metropolitanas, em relação a junho. Já em comparação ao mesmo mês do ano passado, a população desocupada ficou estável no Recife e em Belo Horizonte, mas caiu no Rio de Janeiro (-26,4%) e em São Paulo (-17,5%).

Também houve estabilidade na população ocupada, com carteira assinada nas regiões em que os dados foram divulgados. Na comparação anual, o contingente também não variou na maioria dos locais, registrando queda apenas em Belo Horizonte.

Tiveram comportamento parecido os resultados dos números de empregados sem carteira assinada no setor privado. As quatro regiões mostraram estabilidade na comparação mensal e na anual, o indicador recuou 19,4% em São Paulo.

Na avaliação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, os dados positivos refletem que o mercado de trabalho no Brasil continua em expansão e não há indícios de retração. “Nossos percentuais em todos os setores da economia são altamente positivos. O País vem mantendo a geração de postos, seguindo o crescimento do PIB. Criamos vagas de emprego e tivemos ganhos reais de salários, como demonstra a Rais”, afirmou.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog