Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS ÍNDICES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

01-12-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A corrupção na esfera política brasileira tem sido manchete nos meios de comunicação desde a denúncia do mensalão, em 2005. A partir desse acontecimento, investigações como a Lava Jato e os financiamentos de campanhas políticas, que envolvem desde grandes executivos e donos de empresas privadas até políticos ocupantes de altos cargos, tomaram conta não só das notícias, como das redes sociais e dos protestos dos brasileiros.

De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec), da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a corrupção afeta diretamente a renda per capita do país: poderia ser de US$ 9 mil, porém hoje gira em torno de 15,5% a menos dessa possibilidade. Segundo estudos, o custo médio da corrupção no Brasil representa entre 1,38% e 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse custo anual seria, então, de 69 bilhões de reais.

A impressão não é só a nível nacional: em comparação a outros países, o Brasil também se encontra em grande desvantagem em termos de corrupção. No indicador “ausência de corrupção”, que faz parte de uma organização independente  ̶  World Justice Project (WJP) – em que os países são classificados conforme o índice do Estado de direito no mundo, foi encontrada uma variação negativa. Em 2011, numa escala na qual, quanto mais próximo de 1, melhor, apresentamos um índice de ausência de corrupção de 0,67. Este ano, caímos para 0,46 e pulamos da posição 45º (em 2014) para 55º, entre os 102 países inclusos no estudo.

Quer saber mais sobre a opinião pública do brasileiro sobre a corrupção? Acesse: http://www.innovarepesquisa.com.br/blog/corrupcao-vista-pelas-redes-sociais/

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog