Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS DADOS DA AMAZÔNIA LEGAL

25-08-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Pesquisadores do Instituto Imazon divulgaram um relatório inédito com base em dados do IBGE para traçar o perfil da Amazônia Legal, que engloba toda região Norte e os estados do Maranhão e Mato Grosso. Segundo o instituto, a média do progresso social da região é 15% menor que a do resto do país.

A pesquisa envolve 772 municípios com aproximadamente 24 milhões de habitantes e, de acordo com o instituto, traça um perfil mais próximo da realidade da região. Cada município recebeu uma pontuação que varia de zero a 100 em 43 indicadores nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e direitos individuais. Os resultados foram usados para definir o Índice de Progresso Social (IPS) da região. De acordo com o Imazon, a média do IPS da Amazônia foi de 57,31, enquanto a médica nacional, divulgada em abril de 2014, chega a 67,37.

O relatório aponta que os problemas mais graves são a oferta de água e sanemanto, acesso à educação superior e direitos individuais, incluindo a violência contra comunidades indígenas e conflitos de terras. O único indicador considerado satisfatório foi o da sustentabilidade dos ecossistemas, já que a maior parte da floresta ainda está preservada.

O Imazon acredita que este índice é um retrato mais próximo da realidade dos municípios, porque é calculado levando em conta os desempenhos nas áreas sociais e ambientais, sem levar em conta indicadores econômicos que pudessem causar distorção nos números. “Muitas vezes você tem um município em um território que tem um alto progresso social e uma economia, uma renda per capita baixa, e vice versa. Você tem municípios relativamente ricos, mas que o progresso social é baixo”, disse o analista ambiental Adalberto Veríssimo.

O IPS foi criado em 2013 como uma alternativa a outros estudos, que priorizam o crescimento econômico. No ranking de 132 países, o Brasil está na 46ª posição. Se a Amazônia fosse um país, ocuparia o 93º lugar no ranking. “Isso significa que estamos muito longe de um progresso social compatível com a importância ambiental que a Amazônia tem para o Brasil e para o mundo”, avalia Veríssimo.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog