Nos últimos anos, as marcas aumentaram a sua atenção quanto aos seus adversários, especialmente devido ao crescimento da concorrência, das novas necessidades e comportamentos dos consumidores, além de um cenário com o mercado enfrentando uma série seguida de baixas por causa da crise financeira. Por meio da inteligência competitiva (IC), é possível coletar, organizar e interpretar informações preciosas sobre a concorrência, os clientes e o mercado de uma forma mais estratégica. Desse modo, as tomadas de decisões ganham mais segurança e maior poder de precisão e assertividade, sejam elas a curto ou a longo prazo.
O principal objetivo da IC é expandir as oportunidades de competitividade de uma determinada marca, organizando da melhor forma as suas ações, estratégias, planos de negócios e ações. Por meio dela, as informações derivadas de diversas fontes são analisadas em conjunto e de maneira inteligente, possibilitando a antecipação das tendências do mercado e um entendimento mais profundo da situação de uma marca em todos os contextos em que ela está inserida.
Com a inteligência competitiva, é possível que uma marca detecte ameaças que afetem um negócio e as oportunidades a serem exploradas, antecipe tendências e tenha atitudes mais proativas, conseguindo lidar com os sinais que o mercado e a economia demonstram a todo instante.
Um grande número de empresas utiliza meios mais informais, como matérias na imprensa ou conversação, para obter informações sobre os concorrentes e seus clientes. Conseguir material por dados secundários é importante, mas é essencial também fazer uma pesquisa de mercado para obter informações que venham direto do mercado e dos stakeholders de uma empresa ou de seus concorrentes. Como o mercado enxerga essas marcas? Quais são as necessidades dos públicos específicos? As informações obtidas por meio da pesquisa são seguras e valiosas e geram insights importantíssimos para as decisões estratégicas que serão tomadas em seguida.
Marcas que aplicam a inteligência competitiva de forma eficaz conseguem implementar mudanças e inovações em suas estratégias, destacando-se de seus concorrentes. Porém, não esqueça: é preciso ter as informações certas para o sucesso de uma marca, e a pesquisa de mercado é essencial para um bom planejamento da IC.
Acesse e fique por dentro de mais benefícios que uma pesquisa de mercado traz para uma empresa.
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