Usuários intensivos de Internet e mídias sociais não têm níveis mais elevados de estresse do que os “desconectados”, de acordo com pesquisa divulgada na semana passada. Os dados sugerem que são exagerados os temores de alguns analistas, que afirmam que redes sociais, celulares e Internet dominariam a vida dos usuários e os colocariam sob mais pressão.
O relatório foi baseado em uma pesquisa realizada de 7 agosto a 16 de setembro, e a margem de erro de toda a amostra foi de 2,6 pontos percentuais. A margem para as 1.076 pessoas entrevistadas que usam redes sociais foi de 3,3 pontos percentuais.
“Não há evidência em nossos dados de que os usuários de mídia social se sintam mais estressados do que pessoas que utilizam menos ou não utilizam as tecnologias digitais”, disse Keith Hampton, professor da Universidade Rutgers, que liderou o relatório.
Os usuários mais frequentes de Internet e meios de comunicação social não têm níveis de estresse mais elevados, e as mulheres têm mais estresse que os homens, mostrou a pesquisa.
As mulheres relataram uma pontuação média de 10,5 na escala de 30 pontos de Estresse Percebido, a medida mais comum para o estresse. A pontuação média dos homens foi de 9,8, segundo a pesquisa.
Não há diferença estatística em estresse entre os homens que usam mídias sociais, celulares ou Internet e aqueles que não utilizam. Entretanto, entre as mulheres, os níveis de estresse são 21% mais baixos para aqueles que usam Twitter várias vezes ao dia, enviam ou recebem 25 e-mails por dia, e compartilham duas fotos digitais diariamente, mostrou a pesquisa.
Quanto ao estresse adicional, uma mulher com um número médio de amigos do Facebook tem conhecimento de 13% mais eventos estressantes entre os seus amigos mais íntimos, como o divórcio ou uma morte na família. Um usuário típico masculino do Facebook sabe de 8% mais. A consciência do estresse na vida dos outros pode contribuir significativamente para o estresse das pessoas, segundo a pesquisa.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog