O brasileiro anda comprando menos, e isso tem refletido diretamente nos últimos resultados do varejo: entre junho e julho de 2016, as vendas caíram 0,30% (dados do IBGE). Se compararmos com o mesmo período no ano passado, observamos que houve uma baixa de 5,3%, atingindo o número mais baixo dos últimos seis anos relativo a esses meses.
Ainda de acordo com o IBGE, as vendas do varejo restrito recuaram 6,8% em 12 meses. E o que isso quer dizer? Em itens do dia a dia, por exemplo, as altas de preço já são sentidas. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirma que, em 2016, a cesta básica subiu em 17 capitais brasileiras. Já no varejo ampliado, as vendas caíram 0,5%.
Com o poder de compra do brasileiro reduzido, seus hábitos mudam: é preciso procurar produtos mais baratos, adaptar-se a novas marcas e fazer cortes no orçamento. São novas oportunidades tanto para consumidores quanto para marcas, que precisam repensar seus posicionamentos e continuar relevantes. Alguns mercados, por exemplo, contam com grande carência de produtos e representam oportunidades grandes de inserção de novas marcas.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog