Os tempos mudaram, e o marketing evoluiu com o passar dos anos, moldando-se aos novos comportamentos e hábitos dos consumidores. Antes, o foco das estratégias de marcas era o produto; hoje, o ser humano é a principal personagem nos planejamentos. Não basta suprir as necessidades dos clientes; é preciso vender valores, fazer do mundo um lugar melhor e se relacionar com as pessoas.
Atualmente, vivemos a fase dos relacionamentos, e vender já não é o bastante. As marcas precisam construir pontes de confiança com seus clientes em todos os pontos de contato, construindo uma conexão íntima, forte e duradoura. Dessa forma, os consumidores vão ter a certeza de que, quando precisarem, poderão contar com a marca em questão.
Vamos resumir? O marketing de relacionamento pode ser definido como todas as ações que uma empresa faça com o objetivo de construir e sustentar um relacionamento positivo com os seus clientes. Logo, uma marca consegue criar relações de lealdade com os consumidores, tornando-os fãs dos produtos e serviços oferecidos.
O principal objetivo do marketing de relacionamento é encantar o cliente, surpreendendo-o e criando uma excelente experiência não só antes, como durante e também após a compra. Dessa forma, uma marca consegue construir uma ligação de valor com o seu consumidor, fato que aumenta a lealdade, o interesse em recompra e as recomendações do produto ou serviço.
Mas como aplicar o marketing de relacionamento? Listamos três práticas para fazê-lo acontecer. Confira:
Se uma marca quer que sua estratégia de marketing de relacionamento dê certo, precisa treinar e preparar todos que fazem parte da empresa para atender da melhor forma os clientes. A equipe precisa estar em harmonia com o planejamento estratégico, conhecendo as necessidades dos consumidores e oferecendo suporte de forma diferenciada. O cliente precisa se sentir exclusivo e especial, como ele – de fato – é!
Esta é uma das formas mais fáceis de fazer parte do cotidiano dos seus clientes. Na internet, é possível que uma marca esteja disponível sempre que eles precisarem, seja para conversar, negociar ou interagir. As redes sociais estão aí para isto: criar relacionamentos e socializar. Contudo, lembre-se: os consumidores estão cada vez mais presentes nas mídias, por isso é preciso dedicar tempo para elas e criar conteúdo interessante para seu target, a fim de estar cada vez mais presente no seu dia a dia.
Uma empresa não pode enxergar o seu consumidor simplesmente como uma pessoa que aparece somente para comprar. É preciso pensar seu público-alvo como a chance de um novo relacionamento, no qual a relação entre marca e público pode trazer benefícios para ambas as partes.
Quando uma empresa começa a colocar em prática ações que potencializem o marketing de relacionamento, ela se aproxima do seu sucesso. Porém, para que uma marca possa desenvolver planejamentos que possibilitem a implementação dessas ações, ela precisa ter em mãos informações seguras que forneçam insights para o desenvolvimento de estratégias que gerem resultados positivos.
A melhor forma de conhecer profundamente o consumidor é realizando uma pesquisa de mercado. Entre em contato conosco e saiba como realizá-la.
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