Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O PENSAMENTO DOS PAULISTANOS

22-01-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Se a família e as relações pessoais trazem muita felicidade ao paulistano, o mesmo não pode ser dito em relação à política e aos temas relacionados à mobilidade urbana na capital. É o que mostra um estudo divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o MyFunCity, rede social privada criada para discutir interesses públicos no Brasil.

Intitulado WBB (Well Being Brazil Index, em português Índice de Bem-Estar Brasil), o levantamento realizado entre os dias 10 e 30 de novembro do ano passado com 786 pessoas apontou, por meio de dez indicadores – meio ambiente, transporte e mobilidade, família, redes de relacionamento, vida profissional e financeira, educação, poder público, saúde, segurança e consumo – que a família e as redes de relacionamentos, nesta ordem, são os itens que mais contribuem para a satisfação e bem-estar do paulistano.

Por outro lado, os itens que mais incomodam a população de São Paulo estão relacionados à falta de representatividade junto ao Poder Público, sobretudo com o Legislativo e o Judiciário. A seguir, aparece a mobilidade urbana.

Temas que foram encampados nas manifestações pelo Brasil no ano passado, os problemas relativos à segurança, à educação e à saúde vieram logo na sequência quando o assunto é a insatisfação da população paulistana. Na outra ponta da equação, a família e as relações pessoais são seguidas pela vida profissional e financeira do paulistano, que se mostra satisfeito em ambas as áreas.

Dividida por faixa etária, a pesquisa aponta que o nível de satisfação com a vida, levando em conta quatro itens – satisfação atual, nos últimos cinco anos, as condições de vida e as expectativas para o futuro -, aponta para uma insatisfação generalizada entre os paulistanos das faixas entre 30 e 39 anos, e dos de 40 aos 49 anos.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog