Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que atualmente existem 8,2 milhões de pessoas desocupadas no país. O instituto usa a expressão desocupado para definir a pessoa que está tentando se inserir no mercado de trabalho.
O estudo, que abrange o trimestre encerrado em maio (março, abril e maio) deste ano, faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita em 3.464 municípios.
No trimestre anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), o número de pessoas desocupadas era de 7,4 milhões. A alta entre os períodos foi de 10,2%, e na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 18,4%. Isso significa um crescimento de 1,3 milhão de pessoas no universo de pessoas desocupadas.
O número de pessoas ocupadas no semestre encerrado em maio foi de 92,1 milhões, patamar estável em relação ao trimestre dezembro-fevereiro de 2015 e o mesmo período de 2014.
A pesquisa indica ainda que os empregados no setor público apresentaram recuo de 2,2% em seus rendimentos reais; o mesmo ocorreu com os trabalhadores por conta própria, que tiveram redução real de 3,5% em seus rendimentos.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog