Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O CONSUMO PARCELADO

28-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Quatro em cada dez brasileiros têm alguma prestação para pagar, revelou uma pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, feita em 70 cidades do país. A maior parte dos endividados ainda prefere pagar a dívida com carnês, mas o número de pessoas que usam cartão de crédito aumenta sem parar.

De acordo com o estudo, 28,4% dos consumidores que fizeram compras a prazo levaram para casa roupas, sapatos e bolsas. É o maior percentual e supera até mesmo as compras parceladas de eletrodomésticos (18,3%).

“Porque a inflação foi mais forte, os juros aumentaram também recentemente e o consumidor pisou no freio. O vestuário é sempre forte no financiamento, porque é o principal presente nas datas comemorativas”, analisa o economista Christian Travassos.

Seis em cada dez brasileiros já têm conta em banco, o que significa que tem mais gente com maiores condições de consumo. Ainda segundo a pesquisa, a forma de pagamento preferida do brasileiro é o carnê, com 43,1%. “É mais fácil de pagar, porque você tem aquele talãozinho que vai pagar ao longo do tempo, então você se organiza. O brasileiro se dá muito bem com carnê”, afirma o economista.

Por outro lado, cada vez mais consumidores estão preferindo parcelar com cartão de crédito (38,6%). “Se você não anotar direitinho, não perceber se aquilo cabe no orçamento ou não, você pode se enrolar e aí, se você entrar no crédito rotativo do cartão, a inadimplência fica muito maior, porque os juros são muito mais elevados”, explica Christian.

Segundo o Banco Central, hoje, no Brasil, de cada 20 brasileiros, apenas um está com as contas em atraso. Entre os que usam o crédito rotativo no cartão a inadimplência atinge um em cada três. “Não adianta você olhar o seu orçamento só hoje, só essa semana, só esse mês. Você precisa saber o que já está comprometido e o que vem adiante para se organizar”, alerta o especialista.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog