Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O CAFEZINHO NO BRASIL

26-02-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Com que frequência você toma o seu cafezinho? De acordo com dados da Embrapa, o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais do produto, e os brasileiros consomem bastante café. A bebida é a segunda mais consumida no país, ficando atrás apenas da água.

Quando bebido em casa, os consumidores têm preferência pelo café natural e, na maioria das vezes, preparam-no nas antigas cafeteiras, que são bem mais baratas do que cafeteiras elétricas (dados da ABIC).

Já quando é consumido fora de casa, em estabelecimentos como bares, restaurantes, padarias e quiosques, a preferência dos brasileiros é pelo café expresso. O consumo do brasileiro aumentou significativamente nos últimos dois anos: segundo a mesma pesquisa da Embrapa, o consumo é de aproximadamente 81 litros por habitante ao ano, e a preferência tem sido maior pelo aroma do que pelo preço do produto.

A faixa etária que mais consome a bebida no país tem entre 60 e 65 anos, porém foi percebido um aumento do consumo na faixa de jovens entre 16 e 25 anos nas grandes cidades brasileiras.

Pelo mundo, o consumo de café apresenta diferenças principalmente no aroma: nos Estados Unidos, país com maior número de coffee shops no mundo, a preferência é pelo café fraco e quase aguado. No Oriente Médio, a preferência é pelo uso de especiarias que dão gosto ao café e também podem ter significados particulares, como sinal de afeto. O café orgânico, por sua vez, está entre o preferido dos japoneses. Os países que mais consomem café no mundo são Finlândia, Suécia, Dinamarca e Alemanha (dados do Sindicafé-MG).

Quer saber mais sobre a exportação do café brasileiro para o mundo? Acesse o link.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog