Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A NOTA NÃO REFLETE A INTELIGÊNCIA

17-12-2013
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) divulgou recentemente uma notícia controversa, mas que pode deixar alunos felizes: os neurocientistas da instituição descobriram que as notas que um aluno tira na escola não refletem necessariamente sua inteligência. O estudo foi conduzido com 1.400 alunos do sistema público de ensino em Boston, nos Estados Unidos.

Apesar dos resultados da pesquisa, bons resultados ainda indicam que o aluno compreendeu o conteúdo que foi ensinado nas aulas – é o que os psicólogos chamam de “inteligência cristalizada”. Mas mesmo que uma escola tenha alunos capazes de tirar notas excelentes nas avaliações, isso não significa que eles também terão altas pontuações com relação à chamada “inteligência fluida” – a habilidade de analisar problemas abstratos e desenvolver pensamentos lógicos.

Os pesquisadores concluíram que o conhecimento absorvido na escola – que resulta em excelentes notas nas avaliações – não é suficiente para fazer com que o aluno melhore outras habilidades relacionadas à inteligência fluida. Uma prova disso é que, calculando o rendimento dos alunos, os pesquisadores notaram que houve uma variação de 24% nas notas de inglês e de 34% nos resultados de matemática no MCAS. Já nos testes de habilidade das funções cognitivas fluidas, a variação foi de apenas 3%.

As descobertas servirão para que os responsáveis pelos sistemas educacionais considerem a possibilidade de incluir práticas que desenvolvam habilidades cognitivas nas escolas. Embora muitos estudos mostrem que é possível prever o rendimento acadêmico do aluno a partir das habilidades da inteligência fluida, esse tipo de coisa raramente é ensinado.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog