Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

MOVIMENTOS SOCIAIS E O ESTADO

14-05-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentaram recentemente os dados preliminares da pesquisa “Movimentos Sociais e Esfera Pública – Impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais”.

O objetivo da pesquisa é compreender a dinâmica dos movimentos sociais na sua relação com as políticas públicas do governo federal, buscando também entender as transformações sociais na sociedade brasileira contemporânea. Os movimentos sociais estudados são: rurais, urbanos, negro, indígena, quilombolas, LGBTs, sindical, de mulheres e de juventude.

O estudo, ainda em andamento, foi debatido durante o seminário “Movimentos sociais, participação e esfera pública”, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), em Brasília (DF). Ele será concluído e apresentado em novembro deste ano.

Foram definidos como espaços de coleta de dados iniciais da pesquisa os conselhos nacionais cujos temas se relacionam com os de atuação dos movimentos analisados. Essas primeiras informações foram apresentadas e discutidas com pesquisadores, gestores públicos federais e representantes dos movimentos sociais.

Dentro da metodologia desenvolvida, esse momento de apresentação preliminar também se configurou como coleta de novos dados. “O estágio em que se encontra a pesquisa é o de testar as observações e hipóteses parciais”, esclarece o professor Sérgio Leite, coordenador da pesquisa. O passo seguinte será de entrevistas com os movimentos sociais.

Segundo os responsáveis pelo estudo, esse novo tipo de participação social, que se reflete, por exemplo, nas inúmeras conferências temáticas realizadas ao longo dessa década, passou a exigir mais capacitação do governo para compreender, respeitar e acolher as demandas que vêm da sociedade.

“É uma nova configuração em termos de relações politicas governo e sociedade. Agora, estamos em um momento de sedimentarmos essas propostas todas apresentadas pela sociedade, pelos movimentos sociais, e essa pesquisa se insere nesse quadro”, explicou Leite.

Em novembro deste ano será apresentada a conclusão da pesquisa. Este estudo, associado a uma série de outras atividades e produtos, visa qualificar a relação estado e sociedade.

Outro exemplo dos encaminhamentos adotados pela Secretaria-Geral nesse sentido é o portal Participa.br, já no ar em uma versão beta.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog