Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

MEMÓRIAS GENÉTICAS

16-12-2013
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Os cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, sugeriram em recentes estudos que os mais variados tipos de traumas que ocorrem nas vidas das pessoas podem ser transmitidos geneticamente para os seus filhos. Segundo eles, o comportamento humano pode ser afetado por episódios vivenciados por gerações passadas pelas chamadas memórias genéticas.

O estudo foi publicado na Revista Nature Neuroscience e trouxe como exemplo testes realizados em camundongos treinados. Um grupo de animais passou a evitar locais que possuíam certo tipo de odor, passando esse tipo de aversão para os seus descendentes.

As pesquisas também mostraram que eventos traumáticos podem afetar significativamente o DNA dos espermas, igualmente alterando o cérebro e o comportamento das gerações futuras.

“As experiências vivenciadas pelos pais, mesmo antes da reprodução, influenciaram fortemente tanto a estrutura quanto a função no sistema nervoso das gerações subsequentes”, diz o relatório. As descobertas oferecem evidência de uma “herança epigenética transgeracional”, ou seja: o ambiente pode realmente afetar os genes de um indivíduo que podem então ser repassados aos seus herdeiros.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog