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LETRA E MÚSICA

15-03-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

Foi-se o tempo em que lançar uma música no rádio era suficiente para garantir o sucesso de um artista. A indústria fonográfica é outra e ela flerta, cada vez mais, com o audiovisual. Podemos dizer, inclusive, que as duas indústrias estão em um relacionamento sério.

 A música sempre esteve ligada, de alguma forma, à sociabilidade. Afinal, você acaba escutando aquela música que seu amigo mais antenado insiste que você vai gostar. E isso ainda acontece, mas o radio deixou de ser a plataforma mais eficaz para alcançar o importante efeito do boca a boca. Com mudanças radicais nas formas e lugares de relacionamentos interpessoais, a indústria da música teve que encontrar uma forma de se inserir, novamente, nas interações sociais.

 A partir dessa mudança comportamental, os videoclipes acabaram ganhando mais relevância: disponibilizados na internet, se tornaram passíveis de compartilhamentos pelos usuários. No entanto, nem todos têm dinheiro para produzir vários clips para suas músicas. A realidade, inclusive, é outra: a música é lançada, gera comentários e eles precisam ser mantidos. Mas, por vezes, ainda não houve tempo e nem dinheiro para fazer o videoclipe. A solução encontrada pela indústria fonográfica foi a produção de lyric videos.

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CAV0XrbEwNc]

 Em 2010, o rapper Cee-Lo Green lançou a música F*ckYou nas radios norte-americanas e gerou inúmeros comentários acerca de sua letra polêmica. O videoclipe ainda não estava pronto, mas a gravadora precisava manter a música entre os assuntos mais comentados para que, quando fosse lançado, o clipe não perdesse todo o potencial que podia ter. A solução foi prática e barata: lançar um lyric video, que nada mais é que um video que mostra a letra da música enquanto o artista canta. Como uma espécie de legenda com grande qualidade estética, os tais videos rapidamente se tornaram um sucesso dentre os fãs dos artistas, que agora podiam aprender as letras com muita facilidade.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Vx4pRyEtit4]

Embora muitos digam que esse tipo de video tenha surgido com Bob Dylan quando o clipe de Subterranean Homesick Blues foi lançado em 1965, é inegável que esses voltaram a se popularizar com a estratégia usada pelos produtores de Cee-Lo. Desde então, muitos artistas disponibilizam os tais videos como uma forma de chamar atenção para o lançamento.

Existem várias formas de disponibilizar música por streaming pela internet, como o Soundcloud, o Bandcamp ou até o recentemente reformulado MySpace. Mas o apelo dos vídeos é muito superior. Exemplo recente e bem sucedido foi o da música Suit & Tie, que marcou o retorno de Justin Timberlake ao cenário musical. Precisando de todo o buzz possível para seu relançamento, o cantor pop lançou um lyric video super bem produzido, que traduzia o clima da música antes do lançamento do clipe, quase um mês depois. A estratégia funcionou e a música está, desde o lançamento, entre as mais tocadas.

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KReoTOZK9W8]

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