A inteligência de mercado é um processo constante que envolve a coleta, o armazenamento e a análise de informações dentro e fora de uma empresa, auxiliando, da melhor forma possível, as tomadas de decisões, sejam elas estratégicas ou táticas. Também conhecida como inteligência competitiva, a inteligência de mercado é uma das práticas essenciais para qualquer área de atuação. Ela pode – e deve – ser aplicada de diversas formas por uma marca, estando presente em todos os momentos de decisão: seja em discussões para introdução de novos produtos no mercado ou para análise da concorrência, por exemplo.
No Brasil, as empresas reconhecem cada vez mais a importância da inteligência de mercado, principalmente em setores em que a competitividade é maior. O desenvolvimento tecnológico e comunicacional vem quebrando as barreiras geográficas e econômicas, aumentando a competição entre marcas. Há, então, uma demanda crescente na necessidade de realizar processos de inteligência de mercado, com áreas e profissionais qualificados que possam aproveitar todas as oportunidades.
Durante uma crise econômica, há um crescimento considerável na criação de áreas de inteligência em empresas. Porém, é importante destacar que o investimento nesse setor deve continuar mesmo em momentos de alta. Marcas que praticam inteligência de mercado não esperam a dificuldade bater à porta; elas estão preparadas para as possíveis situações ruins que possam surgir, melhorando o desempenho em cenários positivos e diminuindo impactos em uma conjuntura negativa.
Ao aplicar ações inteligentes, uma marca não fica somente na defensiva (postura em que seu comportamento está baseado apenas no reagir), mas sabe ser protagonista e aproveitar oportunidades de mercado. Esse posicionamento é importante quando se pretende estar à frente da concorrência. E quem não quer isso?
Entretanto, para que uma equipe de inteligência consiga encontrar as melhores oportunidades de uma situação, ela precisa de informações precisas e de qualidade. Por isso, é recomendável que seja realizada uma pesquisa de mercado para ter em mãos informações valiosas e essenciais para um bom planejamento estratégico. Entre em contato conosco e saiba como reunir os dados certos para o sucesso de sua marca.
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