A crise econômica enfrentada pelo Brasil atinge todos os setores da sociedade e reflete diretamente nas empresas, que precisam encantar ainda mais seus clientes ao mesmo tempo em que procuram aumentar as suas vendas. Para enfrentar esse período difícil, as marcas devem estar por dentro do cenário atual do mercado, entender como seu consumidor reage ao contexto econômico – como isso influencia seus hábitos e atitudes, por exemplo – e como os seus concorrentes estão encarando a situação. E como se destacar na crise? É preciso compreender essas mudanças, principalmente nos hábitos do consumidor, e ajustar as estratégias para a nova realidade. Com isso, será possível resistir à retração e voltar a crescer depois dela.
Para agir de forma mais assertiva, as marcas necessitam de informações estratégicas de qualidade, já que compreender os desejos, dificuldades e anseios dos consumidores tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. A pesquisa de mercado auxilia na obtenção dessas informações, fornecendo material para insights, além de conteúdo preciso e consistente para a tomada de decisões. Dessa forma, quanto maior a qualidade de informações gerada por fontes confiáveis, menor o risco. O diferencial competitivo não é somente ter essas informações, mas sim o que fazer com elas.
Possuir conhecimento estratégico e relevante sobre públicos e contextos é um dos principais fatores que geram valor de marca atualmente, e para obtê-lo é preciso desenvolver o entendimento e o uso de técnicas de pesquisa. Quando se é afetado por uma retração, é preciso desenvolver uma inteligência de mercado que possa converter a situação negativa em novas oportunidades de crescimento.
O investimento em pesquisa de mercado é uma das melhores formas de ter insights que levam uma marca a encontrar soluções e melhorar o seu desempenho. Apesar da redução de custos, as pessoas continuam consumindo, mas dessa vez com novos comportamentos e peculiaridades. Estudando e conhecendo bem essas mudanças, é possível encontrar oportunidades de ouro para surpreender e encantar ainda mais seu público, inovando e sendo criativo para se destacar.
Durante a crise, é necessário não somente observar o andamento de sua própria empresa e do seu público-alvo, é preciso entender e analisar também os concorrentes. Marcas que usam a pesquisa de mercado para o seu planejamento estratégico não esperam que seus adversários dominem o mercado, elas estão um passo à frente para garantir sua preferência no processo de escolha do consumidor.
Por isso, é fundamental observar as mudanças de comportamento e hábito dos públicos, analisar o cenário e monitorar a concorrência para enxergar novas oportunidades em meio ao caos. Pense nisso.
Você também enxerga a crise como uma possibilidade de criar novas oportunidades de se destacar no mercado? Clique e conheça outros benefícios que a pesquisa de mercado traz para uma marca mesmo em situações difíceis.
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